Carreira

Carreira: o que o caso Rebeca Faro nos ensina sobre o uso de redes sociais

Uma brincadeira ou uma ofensa? Não há como se saber, porém a história da jornalista reaquece o debate sobre carreira e uso de redes sociais

4 minutos de leitura
Carreira: o que o caso Rebeca Faro nos ensina sobre o uso de redes sociais
(Foto: Tracy Le Blanc / Pexels)

Contratada e demitida em menos de 24 horas pela Rede Globo. Esta foi a história da jornalista Rebeca Faro, que ganhou notoriedade em sites de notícias e fofocas e foi alvo de uma infinidade de comentários nas redes sociais, em específico no X, antigo Twitter. Como recém-contratada da emissora, ela fez um comentário sobre a sua entrada na empresa e também do seu futuro colega e também jornalista André Rizek. O resultado da manifestação foi desastroso. Ela perdeu o emprego e ainda não há como mensurar o impacto do comentário na carreira dela.

Algumas pessoas entenderam o comentário com uma brincadeira inofensiva e outros como uma imaturidade imperdoável nas redes sociais. Contudo, longe de qualquer juízo de valor sobre o ocorrido, O Livre buscou informações sobre como um profissional deve se comportar nas redes sociais.

Post que pode ter prejudicado a carreira de Rebeca Faro
Postagem feita pela jornalista Rebeca Faro no X, antigo Twitter. Foto: reprodução

Dessa forma, esperamos que nenhum leitor perca o emprego por conta de sua participação em ambiente digital. As informações foram extraídas de em um manual da empresa Catho, especialista em seleções, contratações e carreiras.

Consequências de uma opinião nas redes sociais

Cada plataforma de mídia social possui seus próprios termos de uso, mas o bom senso também é crucial. A etiqueta online, embora não seja uma regra escrita, mantém a civilidade e pode evitar problemas profissionais. Além disso, lembre-se de que recrutadores não se limitam ao LinkedIn. Eles vasculham todas as redes em busca de informações.

Recrutadores ou investigadores?

Você sabia que os recrutadores podem investigar suas postagens, comentários e opiniões sobre empresas anteriores ou colegas nas redes sociais? A ética profissional é uma qualidade valorizada e você não quer perder oportunidades por críticas negativas ou comentários desrespeitosos.

Carreira por um fio

Fazer críticas públicas à empresa ou aos superiores no trabalho atual pode resultar em demissão por justa causa. A CLT estipula que atos lesivos à honra ou à boa fama do empregador e superiores hierárquicos são passíveis de demissão. Cuidado com suas palavras nas redes sociais.

Reputação da empresa

Hoje, as empresas valorizam o alinhamento online com seus valores e cultura. O conteúdo postado nas redes pode afetar sua reputação e, consequentemente, a da empresa. Lembre-se de que postagens polêmicas podem viralizar e prejudicar a imagem da empresa, afetando a todos.

(Foto: Reprodução/Financial Times)

Como preservar sua carreira

Embora as redes sociais ofereçam liberdade de expressão, é vital considerar o impacto na sua carreira. Aqui estão algumas dicas para manter seu perfil profissionalmente favorável:

  • Escolha com cuidado quem seguir

Os perfis que você segue refletem sua opinião e posicionamento. Pense no que um recrutador veria ao analisar suas conexões.

  • Mantenha a coerência

Suas ideias devem ser coerentes, independentemente da plataforma. Evite contradições entre sua presença online e sua entrevista de emprego.

  • Cuide do tom de voz

Opinar é válido, mas a forma como você responde a opiniões divergentes pode revelar muito sobre seu relacionamento interpessoal.

  • Respeite seus valores e os da empresa

As postagens devem refletir seus valores pessoais e alinhar-se com os da empresa. Considere como seu comportamento online contribui para um mundo mais justo.

Lembre-se de que a era digital nos dá voz, mas também requer responsabilidade. Suas palavras podem construir ou arruinar sua carreira, então escolha sabiamente ao navegar no universo das redes sociais.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
1
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes