Principal

Câmara aprova lei que anistia quem foi flagrado em faixa exclusiva para ônibus

2 minutos de leitura
Câmara aprova lei que anistia quem foi flagrado em faixa exclusiva para ônibus

Ednilson Aguiar/O Livre

Faixas exclusivas de ônibus

Quem foi flagrado pelo sistema de monitoramento eletrônico do trânsito de Cuiabá circulando nas faixas exclusivas para ônibus pode ter a multa anulada. A anistia à punição está em um dos artigos de um projeto de lei aprovado em primeira votação na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (19).

A proposta é de autoria de Adevair Cabral (PSDB) e tem como objetivo principal permitir que táxis, ambulâncias e motocicletas transitem pela faixa exclusiva para os ônibus. Dos 25 vereadores, apenas três foram contra a aprovação do projeto, um se absteve de votar e outro estava ausente.

Apesar de o projeto tratar especificamente de táxis, motos e ambulâncias, o artigo 4º, que prevê a anistia às multas, não faz qualquer distinção sobre os tipos de veículos que serão beneficiados.

A implantação das faixas exclusivas para ônibus ocorreu em outubro de 2016. Desde então, a prefeitura vem fazendo o monitoramento, por meio de câmeras instaladas pela cidade, dos motoristas que desrespeitam a regra. O sistema custa aos cofres municipais mais de R$ 800 mil por mês.

A efetiva aplicação das multas, no entanto, vem sendo adiada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB). No lugar de um boleto para pagar os R$ 293 da infração, classificada como gravíssima, os motoristas vinham recebendo cartas educativas.

Para entrar em vigor, o projeto de lei de autoria do vereador Adevair Cabral ainda precisa passar por mais uma votação na Câmara e, posteriormente, ser sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes