Educação

Avaliação internacional: brasileiros “bombam” em Matemática

Estudo internacional destaca aumento no percentual de estudantes brasileiros com dificuldades em Matemática, enquanto o país permanece abaixo da média em Leitura e Ciências

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Avaliação internacional: brasileiros “bombam” em Matemática

Os dados mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) apontam um aumento significativo no número de estudantes brasileiros que não atingiram o patamar mínimo de aprendizagem em Matemática para a faixa etária de 15 anos.

Entre 2018 e 2022, esse percentual saltou de 60% para 73%, enquanto a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) permanece em 31%. A pesquisa, divulgada na semana passada, mede os resultados da Educação nos países.

Em contrapartida, os resultados em Leitura e Ciências mostram um cenário desafiador. Em 2022, 50% dos estudantes brasileiros não alcançaram o patamar mínimo em Leitura e 55% apresentaram dificuldades em Ciências. Embora esses números se mantenham relativamente estáveis desde 2018, o Brasil ainda figura muito acima da média da OCDE, que registra 26% em Leitura e 24% em Ciências.

Desempenho por área de conhecimento (2022)

  • Matemática: 73% abaixo do patamar mínimo
  • Leitura: 50% abaixo do patamar mínimo
  • Ciências: 55% abaixo do patamar mínimo

Comparação com a média da OCDE (2022)

  • Matemática: OCDE – 31%
  • Leitura: OCDE – 26%
  • Ciências: OCDE – 24%

Evolução da Educação desde 2018

  • Matemática: 2018 – 68,2% / OCDE – 24%
  • Leitura: 2018 – 50% / OCDE – 22,6%
  • Ciências: 2018 – 55% / OCDE – 21%

Alerta da OCDE sobre resultados em matemática

De acordo com os relatórios da OCDE, a incapacidade de interpretar e reconhecer situações simples de forma matemática pode representar um obstáculo significativo para o futuro desses jovens. Dessa forma, a deficiência impacta nos seus estudos, oportunidades profissionais e participação na sociedade moderna.

Na análise dos níveis de proficiência, apenas cerca de 1% dos estudantes brasileiros atingiram os níveis 5 e 6 em Matemática, enquanto a média da OCDE é de 9%. Esses níveis indicam a capacidade de modelar situações complexas e avaliar estratégias apropriadas para resolução de problemas.

Comparação com a Educação internacional

O Brasil destaca-se entre os países com maior percentual de estudantes que não atingiram o patamar mínimo em Matemática, ficando atrás apenas de nações como República Dominicana, Camboja e Guatemala.

Embora o Brasil tenha sido menos afetado pela pandemia em comparação com outros países, os resultados do Pisa 2022 revelam um desempenho persistentemente abaixo da média internacional. Mesmo os estudantes brasileiros mais ricos apresentaram pontuações inferiores à média da OCDE.

Desafios na educação privada e pública

O relatório destaca que o problema na educação brasileira não está restrito à esfera pública, pois até mesmo os alunos mais privilegiados das escolas privadas não conseguiram superar a média internacional. Especialistas enfatizam a necessidade de aprimorar diversos aspectos, como a carreira docente e a formação de diretores escolares, para elevar o padrão educacional no país.

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