Educação

Dia Nacional da Matemática: professor refuta 5 mitos sobre a disciplina

‘Temida’ por muitos estudantes, a matéria vai além de números e cálculos

3 minutos de leitura
Dia Nacional da Matemática: professor refuta 5 mitos sobre a disciplina

Comemorado em 6 de maio, o Dia Nacional da Matemática relembra a importância da disciplina no nosso cotidiano. A data foi escolhida em homenagem ao matemático Júlio César de Mello e Souza – conhecido como Malba Tahan – que nasceu nesse dia em 1895 e é autor de diversos livros que popularizaram a Matemática, como “O Homem que Calculava”, que acumula mais de 1 milhão de vendas no Brasil. Desde então, a data é celebrada no país com atividades que buscam atrair o interesse dos jovens pelo estudo da disciplina.

Além de nos ajudar a entender o mundo ao nosso redor, a Matemática costuma ser uma das matérias mais cobradas no Enem e em vestibulares, independentemente do curso universitário ou carreira almejados. Desta maneira, os candidatos buscam compreender os conteúdos visando obter pontuações cada vez melhores, até mesmo aqueles que não têm tanta afinidade com a área de Exatas.

“A Matemática é uma disciplina que exige um pouco mais do aluno, pois lida o tempo todo com o raciocínio e a lógica, e até mesmo com a criatividade para a resolução de problemas. Embora envolva fórmulas e cálculos, é um grande erro achar que essa disciplina pode ser estudada e absorvida em forma de ‘decoreba’”, comenta Daniel Ferretto, maior influenciador de Matemática da América Latina, que conta com mais de 3 milhões de inscritos em seu canal do Youtube, e é o criador da plataforma de estudos Professor Ferretto, canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

A verdade é que a Matemática pode ser um desafio, mas todos podem aprendê-la, desde que se dediquem a isso. Além disso, a disciplina é muito mais do que apenas números. “A Matemática envolve lógica, pensamento crítico, resolução de problemas e compreensão de padrões. Ela é uma ferramenta poderosa que é usada em muitas áreas, como Física, Engenharia, Biologia e Economia”, explica Ferretto.

Pensando nisso, o professor listou alguns mitos sobre a disciplina:

A Matemática é a disciplina mais complicada de todas

Esse é um mito comum que pode desencorajar muitas pessoas a estudarem a matéria, mas na verdade a Matemática é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada com prática e persistência. “Como toda disciplina, a compreensão e interpretação vem através do esforço colocado na hora de absorver os conteúdos. Portanto, com a abordagem certa e a prática consistente, a Matemática não precisa ser um ‘bicho de sete cabeças’”, diz o influenciador.

A matemática não é criativa

Muitas pessoas acreditam que, por lidar com muitos números, a Matemática é uma disciplina “exata demais” e sem criatividade, mas essa é uma visão equivocada. “A Matemática pode, sim, ser considerada uma ciência criativa, pois através dela é possível encontrar soluções inovadoras e desenvolver novas teorias e conceitos’’, aponta Ferretto.

Só é possível aprender Matemática utilizando calculadora

Apesar de ser uma excelente ferramenta, muitas contas não são possíveis de se aprender somente por meio de uma calculadora, pois a Matemática envolve o raciocínio lógico. “É fundamental exercitar o cérebro para entender o cálculo que está sendo feito. Muitas vezes a calculadora não é necessária, e é utilizada apenas em casos que demandam agilidade”, avalia o docente.

Para aprender Matemática, é preciso saber somente as 4 operações

As quatro operações – adição, subtração, divisão e multiplicação- representam o mais básico da disciplina. “No decorrer dos estudos, o aluno precisa evoluir e aprender até o nível avançado para conseguir, por exemplo, prestar uma prova e ter resultados positivos”, exemplifica o professor.

Só se aprende Matemática “decorando” fórmulas

Para chegar ao resultado de uma conta, é necessário praticar exercícios, pois decorar uma fórmula não faz ninguém aprender. “É necessário compreender quais foram os erros e acertos, durante todo o processo da conta, desde o início até chegar ao resultado final”, finaliza Ferretto.

(Da Assessoria)

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes