Atletas mato-grossenses participam de campeonato de karatê olímpico neste sábado

Ao todo 14 equipes de sete cidades de Mato Grosso serão representadas por seus atletas no evento

Foto: Academia Dojo-Kan

Cerca de 400 atletas participarão neste sábado (18) do Campeonato Estadual de Karatê Olímpico, promovido pela Federação de Karatê do estado de Mato Grosso. A competição será realizada no Ginásio Aecim Tocantins, ao lado da Arena Pantanal, no bairro Verdão.

Ao todo 14 equipes de sete cidades de Mato Grosso serão representadas por seus atletas no evento. São elas: Cuiabá (Renascer, Dojo Kan, Netam, Feeling e Livre Porto); Cáceres (Goju shi hosho e W Kan); Sinop (Sparta e Sinopense); Rondonópolis (Delta e Bombeiros); Tangará da Serra (Olímpica); Campos de Júlio (Tigre) e Guarantã do Norte (Azam).

Duas atletas da equipe Dojo Kan participar da etapa final o Campeonato Brasileiro 2018, a ser realizada em Contagem (MG), entre os dias 16 e 21 de outubro. São elas Kamily Bueno dos Santos (faixa vermelha) e Lorena Curvo (faixa roxa), ambas de 14 anos. As meninas treinam com o Sensei Arley Costa dos Santos, 41 anos, formado em Educação Física, faixa preta 3º DAN, e atualmente também um dos técnicos da Federação de Karatê de Mato Grosso. Para Arley, que pratica Karatê desde os 7 anos, a modalidade auxilia no tratamento de crianças e adolescentes hiperativos, inquietos e agressivos, pois modifica o comportamento, mas também é um esporte excelente para todas as crianças. “Quanto mais cedo colocar a criança na prática do esporte, mais cedo receberá todos esses benefícios que o Karatê proporciona para que ela cresça saudável, e com bom desenvolvimento físico, mental e emocional”, completou.

A prática do Karatê traz benefícios, tanto para crianças como adultos, como a melhora da concentração, do equilíbrio nervoso, desenvolve a flexibilidade e a coordenação, contribui para uma postura corporal adequada, desenvolve a autoconfiança e o sentimento de segurança, desenvolve os aspectos motores, cognitivos e afetivos, desenvolve a coordenação motora, a lateralidade e a orientação de espaço temporal, além da disciplina.

Sobre o Campeonato, Sensei Arley enfatiza que a importância da participação dos alunos para que eles aprendam sobre superação e resiliência. “Eles ficam tensos e criam uma expectativa muito grande, e a ansiedade, o medo e a tensão tomam conta de cada um deles. E o Campeonato é meio deles superarem tudo isso, e aprendem a ganhar e a perder, e a recomeçar”, ressaltou.

Na competição, os atletas serão divididos por peso, cor de faixa e também por idade, sendo fraldinha até 5 anos; sub-8 (6 e 7 anos), sub-10 (8 e 9 anos), Sub-12 (10 e 11), sub-14 (12 e 13), Cadete (14 e 15 anos), Júnior (16 e 17 anos), Sênior (18 a 35 anos) e Veterano, sendo que neste a faixa etária é dividida da seguinte forma: Veterano A (36 a 42 anos) e Veterano B (43 acima).

O início do Campeonato Estadual de Karatê Olímpico está marcado às 8 horas, com previsão de término até às 19h.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorArtistas com Síndrome de Down assinam telas em exposição no Misc
Próximo artigoRedução em tarifa de pedágio na BR-040 começa a valer a partir de hoje