Principal

Associação mantém parceria com Hospital de Câncer

4 minutos de leitura
Associação mantém parceria com Hospital de Câncer

Assessoria Ampa

ampa.jpg

 

Com o objetivo de dar continuidade a uma parceria iniciada há cinco anos, o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Schenkel, entregou na manhã desta terça-feira, 6.700 metros de tecido ao Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT).

A entrega oficial desse material – suficiente para a renovação do enxoval de um ano dos pacientes do HCanMT – foi feita ao diretor presidente Laudemi Moreira Nogueira, que assinou o termo de doação dos tecidos juntamente com Schenkel.  A parceria com a Ampa nasceu em 2012, por ocasião do 15º aniversário da entidade, que contribuiu para a revitalização do anexo do HCanMT.

“A Ampa continua colaborando porque entende a importância do Hospital de Câncer para Mato Grosso”, comentou Schenkel, que fez questão de visitar o hospital, em companhia de sua esposa Geni, após a breve solenidade de entrega dos tecidos.

“Esse gesto dos produtores de algodão tem uma função social muito grande”, comentou Laudemi Nogueira. Segundo o diretor presidente, o grande desafio da equipe responsável pela administração do HCanMT é fazer frente às despesas mensais de custeio, estimadas em cerca de R$ 2,5 milhões.

Com uma média de 100 mil atendimentos ao ano, o HCanMT oferece quase em sua totalidade (95%) serviços voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a metade desses atendimentos é representada por pacientes do interior de Mato Grosso. O HCanMT é responsável pelo tratamento de 95% dos casos de câncer infantil no estado e 50% das quimioterapias e radioterapias realizadas pelo SUS em Mato Grosso. Segundo a Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos do hospital, o número de atendimentos vem aumentando a cada ano e o de serviços oferecidos também, no entanto, os recursos repassados não são suficientes para cobrir todas as despesas de manutenção, daí a importância de doações e campanhas realizadas em todo estado.

Assessoria Ampa

Alexandre Schenkel e a placa da Ampa.jpg

 Presidente da Ampa durante visita as dependências da unidade hospitar

As peças de tecido são adquiridas pela Ampa atendendo às especificações feitas pelo HCanMT e são suficientes para a confecção de aproximadamente 6.500 peças do enxoval, o que inclui toalhas, lençóis, fronhas, camisolas cirúrgicas, camisolas clínicas e conjuntos (shorts e camisas) para adultos; campos cirúrgicos, capotes e outras peças utilizadas no centro cirúrgico e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A coordenadora de Governança hospitalar, Clarice Marques, explicou que as peças do enxoval são confeccionadas pela equipe de costura do próprio HCanMT à medida em que vão surgindo as demandas.

“Hoje, um campo cirúrgico (item utilizado durante cirurgias) tem uma vida útil de no máximo 60 lavagens (e desinfecção), atendendo a normas da Vigilância Sanitária. Esse é um item que não pode faltar. São utilizados campos cirúrgicos em 11 formatos diferentes e, numa mesma cirurgia, podem ser usados vários”, conta Clarice, acrescentando que o HCanMT realiza uma média de 20 cirurgias diárias.

Também participaram da entrega dos tecidos doados pela Ampa, o diretor financeiro do HCanMT, João Castilho Moreno, o administrador Raphael Santana, Francisco Junior, encarregado da Governança hospitalar (setor que responde pela manutenção do enxoval hospitalar) e a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Silvia Regina Negri.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes