Educação

Aprender inglês de graça na internet? Fiz uma lista de canais para te ajudar

Sim, a maioria dos canais não ensina inglês de verdade, mas eu garimpei umas dicas que podem valer a pena espiar

5 minutos de leitura
Aprender inglês de graça na internet? Fiz uma lista de canais para te ajudar
(Foto: Pixabay)

Dá para aprender inglês de graça no Youtube? Aparentemente, dá. Você já deve ter visto uma galera dizendo que conseguiu e a lista de canais que prometem isso é gigantesca. Mas o que a gente descobre quando começa essa busca é que a maioria desses canais, na verdade, são de pessoas que querem te vender um curso. Nada mais justo! Fazer um canal no Youtube dá um trabalhão e você não trabalharia de graça, não é mesmo?

Mesmo assim, ainda há pessoas que conseguem aprender inglês sem ter que pagar por isso. Sabe como? Elas assumiram para si próprias um trabalhão danado. O trabalhão de garimpar no Youtube os melhores canais que prometem ensinar inglês de graça.

Já te adianto: se você espera encontrar em um único canal dessa lista uma sequência de vídeo-aulas perfeitamente organizadas, com tudo o que precisa aprender do início ao fim, seguindo uma ordem lógica de aprendizado… é melhor deixar de ser mão de vaca e pagar logo um curso. Até porque, se isso existisse, seria uma lista de um tópico só.

Então, vamos deixar claro: não existe almoço grátis! Mas não desista da leitura agora. Eu vou te dar um descontão. Vou te poupar parte daquele trabalhão de garimpar no Youtube os melhores canais de inglês. Por que? Porque euzinha aqui já fiz isso.

Você, provavelmente, vai ter que assistir a aulas de todos eles, mas eu dei uma facilitada a mais: separei as melhores playlists. Não quero mesmo me alongar mais, mas vale mais uma ressalva: essa lista é baseada na MINHA OPINIÃO! Pode ser que você não goste de alguma coisa que encontre aqui. Mas é bem provável que você goste muito de um outro professor e até ache que vale a pena pagar para ter um curso mais completo dele.

Então, vamos à lista!

1. Professor Kenny

Esse cara tá aqui porque foi o primeiro professor de inglês que me fez entender, definitivamente, o verbo to be. Sim, aquele maldito verbo que todas as suas professoras de inglês, do ensino fundamental ao médio, tentaram te ensinar, ano a ano, completamente em vão.

O canal do Professor Kenny é bom para quem está começando a aprender inglês, mas os vídeos dele são bem no estilo da maioria dos canais: dicas básicas de um material mais completo pelo qual você precisa pagar. Mas vale a pena porque ele ensina muito bem (na MINHA OPINIÃO!). Você não vai se tornar fluente só assistindo o que está no YouTube, mas, quem sabe, considere comprar umas aulas.

2. Teacher Matias

Coloquei ele em segundo lugar porque porque o Professor Kenny me curou de um trauma antigo – o verbo to be -, mas se você quiser se limitar a um único canal – já falei que talvez essa não seja a melhor estratégia -, acredito que o do Teacher Matias vai te entregar mais que todos os outros.

O canal dele tem muita coisa diferente, então, para não perder tempo e achar que ele é como a maioria, vá direto nas lives. É o primeiro material que você vai ver no canal, logo abaixo do vídeo de apresentação. Na aba playlists, eu encontrei, pelo menos, três que parecem (ainda não assisti todo o material) bem promissoras:

3. Mário Vergara

Mário Vergara me parece ser o melhor professor dessa lista, caso você decida pagar por um curso. O cara tem mais de 2,7 MILHÕES de inscritos e isso deve significar alguma coisa. Pelo que eu puder ver, ele usa um método bem famoso: o de ensinar por meio de histórias. Mas, minha impressão, foi de que o canal dele está mais voltado para a venda.

Apesar disso, ele tem uma playlist que parece bem promissora: “Inglês com filmes e séries“. São vídeo-aulas completas num modelo que, pelo que ele diz (não assisti tudo ainda), se aproximam bastante do conteúdo de um curso pago.

Também parece valer a pena dar uma olhada em outras playlists como a “Lives do Vergara” que, aparentemente, têm vídeos mais completos.

4. Inglês de Bolso

Essa é uma dica 2 em 1. Encontrei o Inglês de Bolso e, no meio dos vídeos, uma propaganda para outro canal, o “É Inglês que Fala?”. E, talvez, esse (o primeiro) seja o canal mais indicado para quem é realmente iniciante no idioma.

Ele é comando pelo Fernando e pela Bianca que fazem muito do que todo os outros fazem, mas que também foram muito gentis em organizar duas playlists que parecem bastante promissoras: um curso básico e um curso intermediário. O primeiro com 11 vídeo-aulas e o segundo com 13.

5. English Addict with Mr Duncan

Por último, mas não menos importante, porém, mais complexo, está o canal do Mr Duncan. Complexo porque ele é todo em inglês. Todinho mesmo (inclusive as legendas), já que o Mr Duncan é britânico.

Calma! Meu inglês precisa melhorar muito para ser chamado de intermediário e, para minha própria surpresa, eu consegui entender bastante coisa. Se você não sabe NADA, é melhor começar pelo curso básico do canal Inglês de Bolso, mas guarde esse aqui para o futuro.

Fui direto na playlist “‘Learn English with Misterduncan’ – All of my English Lessons” que, como o nome indica (se você não entendeu use o tradutor do Google), reúne muuuuuuuuito material. São 119 vídeos bem organizadinhos, desde o como dizer “hello” até, sabe Deus o que, eu não assisti tudo… ainda!

Se você fizer uma pesquisa rápida no Google, como eu mesma fiz para escrever esse texto, o Mr Duncan vai aparecer em outras listas. Então, não se desespere, se você se dedicar mesmo, vai chegar a hora de estudar com ele.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
1
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
2
Inspirado

Principais Manchetes