Política

Botelho se licencia do cargo e secretário Gilberto Figueiredo deve assumir cadeira

Presidente da Assembleia Legislativa disse que precisa de 121 para resolver assuntos privados

1 minuto de leitura
Botelho se licencia do cargo e secretário Gilberto Figueiredo deve assumir cadeira
Foto: (Ednilson Aguiar/ O Livre)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), se licenciou do cargo por 121 dias. A licença foi aprovada na quarta-feira (12). Botelho justificou que irá tratar de assuntos particulares, como passar por duas cirurgias. 

“Eu vou fazer uma de refluxo e outra para melhorar a visão. É mais particular mesmo”. 

A vice-presidente, deputada Janaína Riva (MDB), assume as funções de comando na Assembleia. Na vaga que fica aberta de deputado deverá entrar o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo (União Brasil). Ele é o primeiro suplente no grupo em que Botelho foi reeleito no ano passado. 

Ontem (13), o governador Mauro Mendes disse que já deu aval para que Gilberto troque de cargos no período em que Botelho ficará de licença. O governador estaria decidindo que assumirá a Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

Botelho e Gilberto Figueiredo iniciaram o ano com atrito sobre o atendimento do secretário a parlamentares. Os atritos respingaram na relação entre o presidente da Assembleia e o governador Mauro Mendes. 

A ida de Gilberto para Assembleia poderá servir para aparar arestas. 

Nos últimos meses Botelho tem também explorado seu potencial político para concorrer à Prefeitura de Cuiabá em 2024. O maior impasse está dentro do próprio partido, o União Brasil. O presidente da sigla, deputado federal Fábio Garcia, cogita concorrer ao cargo, assim como o secretário Gilberto Figueiredo. 

Esta semana, Botelho disse que teve uma conversa recente com o governador Mauro Mendes sobre o assunto. A proposta passaria pela garantia a ele de uma vaga no Tribunal de Contas Estado (TCE), cargo vitalício, para abrir espaço à candidatura de Fábio Garcia. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes