Prefeitura de Nova Ubiratã

incêndio sítios Nova Ubiratã

Mais de vinte animais foram mortos durante um incêndio de grandes proporções que atingiu pequenas propriedades rurais no entorno do município de Nova Ubiratã (480 km de Cuiabá).

Segundo a secretaria de Meio Ambiente do município, cerca de 350 hectares de vegetação foram destruídos pelo fogo no Assentamento Entre Rios, localizado a 150 quilômetros da sede da cidade.

A prefeitura já contabilizou a morte de 23 vacas leiteiras das raças Jersey, Girolando e Nelore, e de centenas de animais silvestres.

Em um vídeo que circula em grupos de Whatsapp a produtora Maristela Palschi relata a situação dramática em sua propriedade. Nas imagens, é possível ver os animais feridos e outros agonizando depois do fogo ter varrido suas terras.

“Olha o que eu encontro hoje cedo. Uma vaca que eu paguei R$ 3 mil. Eu vou ter que chegar ali e cortar a garganta. Olha o tanto que ela tentou levantar e eu dormia”, lamenta.

Emocionada, a agricultora segue andando pela propriedade e em outro trecho do vídeo ela mostra um bezerro que mesmo em pé, agoniza com o corpo todo queimado. “Olha as orelhinhas queimadas dele. Eu vou ter que matar para o bichinho parar de sofrer”, diz chorando no vídeo.

Maristela perdeu seis animais, sendo três vacas adultas e três novilhas de 18 meses de vida. Outras quatro vacas e um bezerro sofreram queimaduras graves e correm o risco de serem sacrificados.

YouTube video

Ajuda

A Prefeitura trata o incêndio como criminoso e solicitou apoio do governo federal e estadual para combater mais de mil focos de calor detectados no município.

“Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance. A extensão territorial do assentamento é enorme e o município não tem equipamentos e nem homens preparados para o combate de incêndios”, explica o secretário de Meio Ambiente, Ari Antônio Basso.

Ainda de acordo com o gestor da pasta, por se tratar de uma ação criminosa o caso já foi comunicado a Polícia Judiciária Civil do município e a expectativa é que os autores sejam identificados e punidos.

“A gente vem promovendo uma série de ações de conscientização, mas, infelizmente, estamos diante de uma cultura criminosa que se arrasta por décadas”, alega Basso.

Reprodução/Internet

animais queimados Nova Ubiratã


Crime federal

O Artigo 41 da Lei Federal 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais, estabelece que o ato de provocar uma queimada florestal é punível com pena de dois a quatro anos de reclusão e multa de R$ 3.489,64. Se o ato não for intencional, é caracterizado como culposo, com pena de seis meses a um ano, além da multa.

Em Mato Grosso o período proibitivo de queimadas foi estipulado entre os dias 1º de julho a 30 de setembro. Época em que a umidade relativa do ar atinge níveis muitos baixos e ventos fortes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes