Cidades

Alunos e funcionários de escola rural de MT são intoxicados por agrotóxico

A unidade escolar está localizada em Sinop e teve as aulas suspensas na sexta-feira (2)

2 minutos de leitura
Alunos e funcionários de escola rural de MT são intoxicados por agrotóxico
(Foto: Pixabay)

Alunos e funcionários da Escola Rural de Educação Básica Silvana, localizada em Sinop (500 km de Cuiabá), foram intoxicados por agrotóxico aplicado próximo à unidade de ensino. Houve suspensão das atividades, mas aulas já foram retomadas.

O caso foi registrado na sexta-feira (2) e, conforme a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, assim que percebeu a situação, a direção da escola comunicou os pais e responsáveis pelos alunos. A Secretaria disponibilizou um ônibus para levar parte dos estudantes até suas residências.

Os demais, que não utilizam o transporte escolar, ficaram em um lugar seguro, de acordo com o Município, aguardando que um responsável fossem buscá-los.

A unidade escolar conta com 150 estudantes, mas não foi detalhado quais sintomas teriam sido apresentados pelos alunos e funcionários da EMEB.

A Prefeitura informou ainda que comunicou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Policlínica Menino Jesus para permanecerem em alerta, caso fosse necessário realizar um atendimento à comunidade escolar.

Aplicação do produto

O fato foi comunicado também à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que, assim que acionada, imediatamente comunicou o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), para que verificasse o ocorrido e tomasse as providências necessárias junto aos responsáveis pela aplicação do produto, que ocorreu fora do ambiente da unidade escolar.

“Vale ressaltar que, segundo comunicação do órgão responsável, Indea, no local foi constatado que a aplicação ocorreu na distância correta, preconizada em Decreto Estadual, acima de 90 metros, e que não haveria risco de contaminações no ambiente, visto que não houve contato direto do produto com a escola”, destaca a nota.

Retomada das aulas

A Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas foram retomadas nessa segunda-feira (5) e não há novo registro de aplicação de material tóxico nos arredores da unidade ou qualquer sintoma por parte de alunos e servidores.

Ainda assim, a Pasta reforça que a Prefeitura permanece acompanhando o caso e fornecerá todo o suporte que for necessário.

LEIA TAMBÉM

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes