Consumo

Alta na gasolina: Petrobras aumenta preço do combustível amanhã

Gasolina A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,08 para R$ 3,31 por litro, aumento de R$ 0,23 por litro

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Alta na gasolina: Petrobras aumenta preço do combustível amanhã
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

Os consumidores não precisam mais esperar, pois o tão temido aumento já está batendo à porta. Hoje (24), a Petrobrás anunciou um novo aumento do produto na venda às distribuidoras a partir de amanhã (25). Dessa forma, como já é de se esperar, esse valor irá passear por toda cadeia. E irá se acomodar no visor das bombas, nos postos de gasolina.

Conforme a Petrobras, o preço médio de venda de gasolina A para as distribuidoras passará de R$ 3,08 para R$ 3,31 por litro, aumento de R$ 0,23 por litro.

De acordo com a nota da companhia, “considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 2,42 a cada litro vendido na bomba”.

Gasolina mais barata dura pouco

No dia 7 de dezembro, o preço médio de venda da gasolina A da Petrobras para as distribuidoras passou de R$ 3,28 para R$ 3,08 por litro, redução de R$ 0,20 por litro.

Segundo a empresa, esse aumento acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras: “…que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio”.

Entenda como funciona a precificação dos combustíveis

A gasolina e o diesel começam a ser precificados nas refinarias, recebem impostos federais, depois vão para as distribuidoras, que entregam os produtos para os postos locais.

Em cada uma dessas fases, são incluídos os custos de operação e o lucro das empresas envolvidas.

Além disso, é preciso entender como funciona a relação do combustível fóssil com o mercado internacional. Até  2016, o objetivo da política da Petrobrás era manter o produto acessível ao mercado interno.

Agora, a estratégia inclui a relação direta com o mercado internacional, por meio do PPI (Preço de Paridade de Importação), que, alinhado ao reajuste da gasolina e do diesel, teria a função de manter a empresa na competição com as importadoras do setor.

Para definir o PPI, a Petrobrás leva em consideração a cotação do produto no mercado mundial, bem como os custos de importação.

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(Com informações da Assessoria)

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