Águas Cuiabá inicia obras de esgoto em ruas não asfaltadas

Instalação de redes atenderá a 14.850 pessoas; agenda de trabalhos foi definida em conjunto com a Prefeitura

Mais 19 bairros da capital entram no calendário de instalação de redes coletoras de esgoto. As obras, realizadas pela Águas Cuiabá, do Grupo Iguá, fazem parte do programa de expansão da cobertura de saneamento básico da cidade. Nesta etapa, que abre a programação de 2022, 63 quilômetros de tubulações serão implantados, atendendo a 14.850 pessoas. O trabalho, conforme determinado em decreto municipal, ocorrerá, neste momento, em vias públicas não pavimentadas. A agenda de trabalhos foi definida em conjunto com a Prefeitura Municipal.

As ações tiveram início na terça-feira (11), no Residencial Coxipó, que faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Tijucal. O bairro receberá, ao mesmo tempo, redes coletoras de esgoto e tubulações para recebimento da água de chuva. Na capital, as operações de esgotamento sanitário doméstico são realizadas pela concessionária de saneamento básico, enquanto a prestação dos serviços de drenagem de águas pluviais é feita pela Prefeitura.

“Conforme determinação de nossa gestão, a agenda de obras de esgotamento sanitário será feita de forma sincronizada com os trabalhos de construção das redes de drenagem. Isso é um importante anseio da comunidade ao qual estamos atentos e pelo qual seguimos trabalhando”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro. “Depois de instalados os sistemas de drenagem e esgoto, fecharemos as obras com chave de ouro, pavimentando as ruas e avenidas com asfalto de qualidade. É um avanço histórico na infraestrutura de nossa cidade”, arrematou.

Além do Residencial Coxipó, outros 18 bairros passarão por obras conjuntas de esgoto e drenagem até o mês de dezembro 2022. Localizados em diferentes pontos da cidade, todos serão atendidos com coleta e tratamento de esgoto. A purificação dos materiais coletados será realizada nas estações de tratamento de esgoto Tijucal, Dom Aquino e Ribeirão do Lipa. Os bairros previstos a serem atendidos pelo programa de expansão do saneamento são: Altos da Boa Vista, Centro América, Jardim Liberdade, Jardim Novo Horizonte, Jardim das Aroeiras, Jardim Mossoró, Jardim Novo Milênio, Lagoa Azul, Novo Tempo, Osmar Cabral, Pascoal Ramos, Passaredo, Planalto, Parque Amperco, Parque Atalaia, Parque Nova Esperança I, Parque Rio Coxipó, São Francisco e Tancredo Neves.

“Somente no ano de 2021 Cuiabá recebeu 180 quilômetros de rede de coleta de esgoto. Como resultado, o Rio Cuiabá já está deixando de receber, por dia, 5,75 toneladas de carga poluidora. É um importante avanço, tanto em saúde quanto em preservação ambiental”, pontua o diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

Dinâmica dos trabalhos – O calendário de obras públicas conjuntas é composto por duas etapas: na primeira, os bairros recebem, ao mesmo tempo, drenagem e redes de esgoto. Passada a fase de testes operacionais de ambas, a Secretaria de Obras do Município finaliza o conjunto de ações, asfaltando todas as ruas que receberam as tubulações.

Canal de informações – Para conferir a evolução das obras de saneamento básico a acessar informações referentes à conexão às redes de esgoto e tarifa, a Águas Cuiabá disponibiliza 0800 646 6115 e o WhatsApp (65) 99276 6008, além do site www.igua.com.br/aguascuiaba

Veja também o passo a passo de como realizar a conexão à rede de esgoto pelo vídeo – https://bit.ly/3ng5eJo

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 39 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBolsonaro confirma que não irá na posse do novo presidente do Chile
Próximo artigoSem insumos e remédios, pronto socorro de Cuiabá rejeita novos pacientes com covid