Cidades

Sem insumos e remédios, pronto socorro de Cuiabá rejeita novos pacientes com covid

Afirmação é da Secretaria de Estado de Saúde, que notificou órgãos de controle após fazer uma vistoria no local

2 minutos de leitura
Sem insumos e remédios, pronto socorro de Cuiabá rejeita novos pacientes com covid
Foto:(Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou os órgãos de controle de Mato Grosso sobre a suspensão do atendimento de novos pacientes em tratamento da covid-19 no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (antigo Pronto Socorro).

A unidade de saúde dispõe de 20 leitos de UTI adulto e 5 leitos de UTI pediátricos pactuados com o Estado, conforme acordado em Comissão de Intergestores Bipartite (CIB).

Na notificação, encaminhada na terça-feira (11) ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE), a SES informa que, desde dezembro, a unidade de saúde vem suspendendo a admissão de novos pacientes no local.

Falta o básico

Conforme ofício encaminhada à SES pela própria direção do Hospital no dia 3 de dezembro, a suspensão se deve à falta de insumos básicos para o atendimento dos pacientes, o que dificuldade as condições adequadas de trabalho dos profissionais.

Considerando este oficio, o órgão estadual pontua na notificação feita ao MPE e TCE que as irregularidades citadas pela equipe médica do Hospital foram comprovadas durante supervisão in loco realizada pela equipe da SES nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de janeiro.

De acordo com o documento, durante a visita técnica foram identificadas a falta de insumos como fita para dextro, esparadrapo, micropole, desarne, torneirinha para equipo soro, teicoplamina, amicacina, fita crepe, metadona, lorazepan, equipo de bureta e prometazina.

Em razão da ausência de medicamentos e insumos básicos para o tratamento adequado dos pacientes bem como o custeio mensal para a devida operação desses leitos, a SES notificou os órgãos de controle para que as irregularidades sejam sanadas sob pena de bloqueio dos leitos e suspensão do cofinanciamento estadual.

Além dos órgãos de controle, a pasta também notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá para que sejam tomadas as devidas providências.

O que diz a Prefeitura de Cuiabá?

À reportagem do LIVRE, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu uma notificação nesta quarta-feira (12) e, imediatamente, providenciou uma supervisão no hospital para “verificar in loco a realidade dos fatos”.

Segundo a secretaria, a vistoria ocorrerá na tarde desta quinta-feira (13), em conjunto com membros do Conselho Municipal de Saúde e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

A nota da secretaria afirma ainda que “nenhum servidor do hospital tem autonomia para recusar a admissão de paciente que esteja devidamente regulado” e que, “caso tal situação seja verificada na unidade, todas as providências administrativas cabíveis serão tomadas no sentido de responsabilizar os envolvidos”.

Já quanto aos insumos em falta, a prefeitura disse que “tem realizado diversas aquisições, cujas entregas estão ocorrendo todas as semanas e atendendo às solicitações enviadas pelo hospital”.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes