Variedades

A Irlanda do Norte faz parte da Irlanda?

4 minutos de leitura
A Irlanda do Norte faz parte da Irlanda?
(Foto: reprodução)

A Irlanda é uma ilha realmente fascinante que atrai milhares de turistas e pessoas que desejam realizar cursos de inglês para se aperfeiçoar no idioma. Mas você sabe exatamente de qual país estamos falando? Irlanda do Norte ou Irlanda?

Essa provocação foi feita apenas para esclarecer uma dúvida comum a muitos brasileiros: “A Irlanda do Norte é a mesma coisa que a Irlanda?”. A resposta para a pergunta é não, mas vamos explicar melhor essa história toda.

A história das “Irlandas”

Durante a Idade Média, no século XII, os ingleses invadiram a ilha e a transformaram em vassalo de seu reino. Essa história não foi nem um pouco pacífica — e continuaria assim nos próximos séculos.

Com o objetivo de estabelecer o controle político e religioso da Irlanda, a Inglaterra enviou milhares de colonos protestantes ingleses e escoceses. E aqui é importante entender um aspecto: no século XVI, o rei Henrique VIII estabeleceu a Reforma Inglesa, que fez com que a Igreja da Inglaterra rompesse com a Igreja Católica Apostólica Romana. O novo cristianismo na ilha foi batizado de  Igreja Anglicana.

Ainda que a religião anglicana tenha muitos laços em comum com o catolicismo (e é assim até os dias atuais), ela foi considerada herege e parte do movimento protestante. A Irlanda era uma ilha católica, e a tentativa de impor a religião inglesa na ilha levou a novas divergências, desta vez, com um conflito sectário entre católicos e protestantes.

O parlamento irlandês se torna anglicano

Em 1614 a maioria católica no parlamento irlandês foi expulsa da vida política da ilha. Os católicos romanos, que eram 85% da população da Irlanda, passaram a ser governados exclusivamente por uma minoria protestante, e isso gerou graves privações políticas e econômicas por meio das Leis Penais.

O banimento duraria até 1801, quando o parlamento foi dissolvido na esteira da republicana Rebelião Irlandesa de 1798. No mesmo período, a Irlanda se tornou parte integrante do Reino Unido (composto por Inglaterra, Escócia e País de Gales).

Apesar do movimento republicano ser forte, os ingleses realizaram diversas manobras para convencer o parlamento irlnadês a ingressar no novo reino.

Percebeu que até aqui falamos da Irlanda como uma única nação? Pois é, ela continuaria assim até o século XX, como um país integrante do Reino Unido e súdito dos reis e rainhas ingleses.

A Grande Fome e a Partição da Irlanda

Ainda no século XIX aconteceu a Grande Fome entre 1845 e 1849 na Irlanda. Este foi um período de fome, doenças e emigração em massa, em especial para os Estados Unidos. Nesses anos, a população da ilha se reduziu cerca de 25%.

A crise foi causada pela Phytophthora infestans, um oomiceto que contaminou em larga escala as batatas. A praga atingiu a Europa como um todo, mas o impacto na Irlanda foi muito maior, visto que um terço da população dependia exclusivamente de batatas para sobreviver.

A fome foi agravada por fatores relacionados à política, economia e religião, que criaram um estado de constante tensão na ilha.

A Partição da Irlanda foi um evento que teve lugar em 3 de maio de 1921, precedida por décadas de  protestos da população católica, a Proclamação da República Irlandesa (1816) e a Guerra de Independência Irlandesa (1919-1921). Segundo o acordo, a ilha seria dividida em duas regiões autônomas: a Irlanda do Norte e o Estado Livre Irlandês, autônomo e independente do Reino Unido, com 85% do território da ilha.

Uma ilha, dois países

É claro que a história da Irlanda é grande e cheia de detalhes que precisariam virar um livro para serem contados. Mas, após a criação do Estado Livre Irlandês, a ilha viveu uma brutal guerra civil e viveu o The Troubles, período de 1968 a 1998  com vários conflitos armados envolvendo lutas políticas e religiosas.

O IRA (Irish Republican Army) foi um grupo paralimitar que atuou nesse período e se destacou por uma série de atentados terroristas. A estabilidade nas irlandas só seria atingida nos anos 2000, quando o grupo depôs armas e o The Troubles chegou ao fim.

Voltando à pergunta: A Irlanda do Norte faz parte da Irlanda?

Como já dissemos, não. E depois dessa explicação toda, deu pra perceber que a Irlanda do Norte e a Irlanda são países diferentes em uma mesma ilha, certo? O detalhe é que a Irlanda do Norte ainda faz parte do Reino Unido e é composta por uma maioria protestante, enquanto a Irlanda se transformou em uma república independente e com maioria católica.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes