Leis e Justiça

75 cidades de Mato Grosso vão perder receita com o novo sistema tributário, diz Ipea

Estudo aponta que a maioria das cidades no estado entrarão na lista de perdedores fiscais ao longo de 50 anos

1 minuto de leitura
75 cidades de Mato Grosso vão perder receita com o novo sistema tributário, diz Ipea
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

A maioria das cidades de Mato Grosso perderá dinheiro no novo sistema tributário, em elaboração no Congresso. A receita de 75 cidades vai ficar menor do que é hoje na faixa de R$ 1 milhão.

A projeção é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que levou em conta em um estudo o formato do novo regime tributário no país. A lista é composta por cidades e estados perdedores e ganhadores.

No caso de Mato Grosso, 53% das cidades vão sair como perdedores. A redução é estimada pelo Ipea com base nas regras de redistribuição da receita entre estados e municípios.

Segundo o estudo, a quantidade de municípios com perda de receita aumentaria de acordo com a passagem do tempo. Os perdedores seriam 2% do país em 20 anos, 11% em 30 anos e 14% em 50 anos. Nenhuma capital correria o risco de queda.

Os outros 66 (47%) municípios de Mato Grosso parecem na lista de ganhadores. O Ipea diz que a receita deles aumentaria R$ 468 milhões na comparação dos cenários, para os próximos anos, do atual regime tributário e o da reforma.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes