Principal

Zeca Viana defende candidatura de Mauro Mendes a governador

3 minutos de leitura
Zeca Viana defende candidatura de Mauro Mendes a governador

Ednilson Aguiar/O Livre

deputado estadual Zeca Viana

Zeca Viana quer Mauro Mendes no palanque da oposição

O presidente do PDT em Mato Grosso, o deputado estadual Zeca Viana, defende a candidatura do ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) a governador nas eleições de 2018. Um dos principais opositores ao governo Pedro Taques (PSDB) na Assembleia Legislativa, Viana acredita que Mendes tem força política para desbancar uma eventual candidatura à reeleição do governador.

“Mauro só não será governador em 2018 se ele não for candidato”, prevê Zeca. “É isso que temos visto andando no Estado. A eleição está na mão dele, sem sombra de dúvida. Se ele não estiver no palanque com o governador, ele é nosso candidato”, defende.

Zeca Viana foi da mesma coligação de Mendes nas eleições de 2010, quando saiu derrotado da disputa ao governo estadual, e em 2012, quando se elegeu prefeito da capital.

“Mauro só não será governador em 2018 se ele não for candidato”

O ex-prefeito de Cuiabá está com as malas prontas para sair do PSB, devido à crise na sigla, mas ainda não confirmou a mudança. A eventual filiação dele a uma das siglas que compõem o arco de alianças oposicionista o colocaria imediatamente como um dos nomes do grupo para enfrentar Taques.

A oposição já trabalha com os nomes do senador Wellington Fagundes (PR) e do conselheiro Antonio Joaquim como possíveis candidatos ao governo estadual. Hoje presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antonio Joaquim promete se aposentar até o fim deste ano para retomar a carreira política.

“São nomes que estão sendo trabalhados. Mas nenhuma delas é uma candidatura imposta. Wellington colocou que só sai para uma disputa se for a governador porque ele ainda tem quatro anos no Senado. Mas não impôs nada. Tudo vai ser construído. Toda candidatura majoritária é fruto de um consenso no grupo”, observa o deputado.

Viana, por sua vez, tem pretensão de disputar o Senado nas próximas eleições. Ele já admite abrir mão da candidatura para negociar a vaga com outro partido para que a chapa fique mais forte para derrotar Pedro Taques. “O meu grande objetivo é a mudança deste governador para corrigir esse erro que tivemos em 2014. Não interessa eu estar lá no Senado com ele no governo”, afirma.

Um dos principais aliados de Taques em 2010, quando ele se elegeu senador, e em 2014, quando ele se elegeu governador, o pedetista se diz arrependido do apoio dado. Zeca Viana e Pedro Taques romperam no início de 2015, depois de desentendimentos por causa de cargos no governo e da disputa pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes