Cidades

Você sabe agir após um acidente de trânsito? Diretor da Semob ensina

Você é do tipo que passa filmando a batida? Sabe para que número ligar? Essas e outras respostas podem te ajudar em situações estressantes

3 minutos de leitura
Você sabe agir após um acidente de trânsito? Diretor da Semob ensina
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A decisão de como agir após um acidente de trânsito pode tornar uma experiência ruim em algo ainda pior ou não. Vale para os envolvidos – que, com certeza estarão sob estresse – e também para quem está de passagem pelo local naquele momento.

Diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Michel Diniz dá algumas dicas do que fazer e, principalmente, não fazer nessas situações.

Me envolvi no acidente

A primeira iniciativa de quem se envolve em um acidente de trânsito, segundo Diniz, deve ser sinalizar a pista para que mais veículos não acabem na mesma situação.

No Brasil, de acordo com as leis de trânsito, todo carro precisa ter um triângulo. Coloque-o na pista de uma forma que os outros motoristas possam ver que algo foram do normal ocorreu ali.

O segundo passo, é ver se todos os envolvidos estão bem. Se houve vítimas, a orientação do diretor de trânsito é ligar para o 190. O chamado vai acionar a polícia e você pode informar sobre a necessidade de socorro médico.

Para quem mora em Cuiabá, os casos de acidentes sem vítimas podem ser comunicados a outro número: o 118. Por meio dele, é possível chamar uma equipe da Semob para orientar o trânsito no local.

“A ligação no número 118 cai no Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública) e nós estamos interligados com eles. Mas também possível usar o Fiscalizap para isso. Você pode enviar fotos do ocorrido e até a localização exata, para que uma equipe mais próxima chegue antes”, ele explica.

Número do whatsapp da Semob Cuiabá
(Foto: Reprodução)

Estava de passagem pelo acidente

Já para os motoristas que estão de passagem por locais de acidentes, o diretor da Semob faz um alerta: não cometa infrações de trânsito em nome da curiosidade.

“Quem está passando por um local de acidente, precisa deixar o trânsito fluir da melhor forma possível naquela situação. Pegar o celular e filmar o acidente, enquanto está dirigindo, é uma infração e ainda coloca mais pessoas em risco”.

LEIA TAMBÉM

Michel Diniz pontua ainda que, sim, você deve reduzir a velocidade para proteger as pessoas que, eventualmente, estiver na rua. Mas não a ponto de prejudicar toda a fluidez do trânsito naquele local, já interditado.

Época de mais acidentes em Cuiabá

Aos motoristas de Cuiabá, o diretor da Semob diz ainda que o período de chuva, pelo qual estamos passando, é a época em que acontecem mais acidentes na Capital. Os motivos são variados, mas a pista escorregadia e a menor visibilidade estão entre esses fatores.

As avenidas mais movimentadas da cidade – Avenida do CPA, Miguel Sutil e Fernando Corrêa -, por conta do grande fluxo de veículos, também são as com os maiores índices de colisões.

Hoje (5) pela manhã, na Miguel Sutil, por exemplo, um ônibus e quatro carros se envolveram uma batida.

“O que a gente sempre pede é que os motoristas redobrem a atenção. Mantenham uma distânmcia maior do veículo da frente e dirijam um pouco mais devagar”, diz o diretor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
2
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
2
Inspirado

Principais Manchetes