Cidades

Vídeo | Testamos o novo Corolla, primeiro híbrido flex do mundo, fabricado no Brasil

4 minutos de leitura
Vídeo | Testamos o novo Corolla, primeiro híbrido flex do mundo, fabricado no Brasil

Lançado há cerca de um mês, o novo Corolla é o único híbrido flex do mundo e, o melhor, é inteiramente fabricado no Brasil! O LIVRE foi conhecer a novidade e fez um “test drive” no veículo.

Segundo a Toyota, a versão híbrida flex da marca é a mais limpa do mundo, pois o sistema Flex é capaz de compensar e reabsorver a emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo da produção do etanol.

Mas não é apenas essa a vantagem que vem causando grande expectativa nos consumidores, muitos, inclusive, já esperam na fila pelo modelo.

O LIVRE percorreu algumas avenidas de Cuiabá e Várzea Grande com o veículo, na versão Altis Premium. A maior novidade, claro, é a motorização híbrida. Um sistema que, no exterior, conta com um motor elétrico de 72 cv, outro a combustão de 1.8 litro com quatro cilindros, 98 cv e 14,5 kgfm de torque (abastecido 100% etanol). Juntos, são capazes de gerar 122 cv — trabalhando no ciclo Atkinson.

Ainda segundo a montadora, a versão híbrida leva 12,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

Como funciona um sistema híbrido?

O carro possui dois tipos de sistema: motor a combustão e bateria elétrica, que gera energia e fornece movimento ao veículo. Confundido com o carro elétrico (movido apenas a eletricidade e carregado na tomada), o híbrido tem ignição com combustível e bateria elétrica que gera economia, podendo ser abastecido com dois tipos de combustível (gasolina ou etanol) além do motor elétrico. A Toyota trouxe essa tecnologia do Japão e desenvolveu ela no Brasil, fazendo do Corolla o primeiro híbrido flex do mundo.

Economia

O foco principal de qualquer pessoa que pretende comprar um carro híbrido é a economia. Potência e esportividade ficam em segundo plano. “Os primeiros híbridos foram esportivos que, além dos ‘supermotores’, recebiam motores elétricos de roda para gerar mais potência e, principalmente, mais torque”, como explicou Léo Santos, representante de vendas da Orion veículos – revendedora do Corolla em Várzea Grande e Cuiabá. Léo foi nosso guia durante o Test Drive.

“O consumo desse carro hoje é atestado pelo Inmetro, fazendo na cidade 10,9 km/l com etanol e 16 km/l com gasolina. Já na estrada os valores mudam para 9,9 km/l no etanol e 12 km/l na gasolina. O carro é voltado para perímetros urbanos. Já que em baixas rotações ele usa o motor elétrico”, disse o vendedor, salientando a capacidade do tanque de 43 litros.

YouTube video

Sustentabilidade

Os primeiros carros elétricos e híbridos surgiram no início dos anos 2000, no Japão, e em países mais desenvolvidos tecnologicamente, com a ideia de serem os “carros limpos” reforçando a questão ambiental, e na intenção de diminuir os efeitos dos gases poluentes na atmosfera.

No Brasil, as primeiras versões chegaram recentemente. Segundo a Toyota a aceitação é grande devido a versatilidade. “Um carro elétrico precisa de uma boa fonte de energia. E nossa maior fonte de energia no Brasil vem das hidrelétricas, que é uma fonte não renovável. Já o híbrido flex não utiliza tomada. Apenas a própria energia gerada pelo carro em movimento, dissipada pela frenagem ou pela rotação de motor que faz com que a bateria seja recarregada”, disse.

Conforto, segurança e garantia

A tecnologia híbrida da Toyota é produzida há 20 anos. Nesse período, muitos ajustes foram feitos até alcançar a engenharia e funcionalidade dos veículos.

O painel é o destaque entre tantas opções que o carro oferece. Já que estamos falando de conforto, além do sistema computadorizado da utilidade híbrida, o banco do motorista é equipado com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação e altura com distância) e do passageiro dianteiro com quatro ajustes.

O novo Corolla é equipado com sete airbags, assistência pré-colisão com alerta sonoro e visual, sistema de alerta de mudança de faixa e caso necessário, frenagem automática. Além da garantia de 8 anos para o motor híbrido e 5 anos para o veículo em geral.

Recarga rápida!

O LIVRE andou com o carro durante o horário de pico na grande Cuiabá e em menos de dois quilômetros o painel inteligente acusou que a bateria já estava quase recarregada! Ou seja, o veículo estava se locomovendo apenas com a energia obtida pela frenagem, dispensando o uso do combustível. Um carro ideal para rodar na cidade, especialmente quando o trânsito estiver lento.

“O foco do Corolla híbrido é economia e sem dúvida é o futuro dos carros no Brasil”, finalizou Léo.

Confira o test drive:

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes