Cidades

Vacinas: Cuiabá vai consultar Butantan e Fiocruz sobre compra de doses extras

Pinheiro diz que tenta se preparar para cobrir eventual quebra no cronograma de imunização planejado pelo Ministério da Saúde

1 minuto de leitura
Vacinas: Cuiabá vai consultar Butantan e Fiocruz sobre compra de doses extras
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O prefeito Emanuel Pinheiro vai consultar o Instituto Buantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre as condições para compra de doses extras de vacinas contra a covid-19. Um representante oficial do município deve ser enviado a São Paulo ainda nesta semana em busca de informações. 

Conforme o prefeito, a intenção é saber quando outras unidades federativas poderão entrar na concorrência por doses, tanto da CoronaVac quanto da produzida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. 

“A compra hoje está restrita ao governo federal, mas queremos saber do Butantan e da Fiocruz quando e quantas doses os municípios poderão comprar para incrementar a campanha. Eu sigo a linha de segurança de compra pelo Ministério da Saúde, mas não quero que Cuiabá fique para trás na vacinação”, disse. 

Pinheiro disse que reconsiderou o planejamento de se ater à distribuição do Ministério da Saúde após informações de que o Instituto Butantan e a Fiocruz poderão ter um lapso na produção por falta de insumos. 

Outro fator apontado pelo prefeito foi a situação de incerteza sobre como serão as próximas fases de vacinação no país. Pelo cronograma atual, a aplicação do primeiro lote da CoronaVac encerra em fevereiro, considerando o prazo de 14 a 28 dias para a aplicação da segunda dose. 

Estados receberam o quantitativo para a primeira e a segunda doses, conforme o critério do Ministério da Saúde, e repassam aos municípios de acordo com o andamento da campanha. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes