Em tempos de pandemia, mais um desafio para o setor turístico e para os turistas é lidar com o “travel shaming“. O termo que na tradução literal significa “viagem envergonhada” está sendo usado para definir os desfechos em redes sociais de fotos publicadas por usuários em viagens.
Diante de fenômenos como o “cancelamento na rede”, muita gente, famosos inclusive, estão sendo acuados por fotos durante viagem de férias, principalmente quando não utilizam máscaras e estão em meio a aglomerações.
O tema foi alvo de uma matéria publicada na edição da Folha de São Paulo desta quinta-feira (15), na qual especialistas alertam para o risco à imagem dos envolvidos.
Enquanto os clientes podem ser “ensopados” por uma chuva de críticas e constrangimentos, os hotéis e pontos turísticos podem ser interpretados por futuros clientes como locais que não respeitam as regras sanitárias, favorecendo a proliferação da covid.
O texto é um alerta sobre a questão, mas não aponta soluções e nem caminhos a tomar, pois a travel shaming é uma decorrência da pandemia e, como ela, chegou atropelando o setor de turismo.