Agência Estado

Roberto Campos

 Ícone do pensamento liberal, o cuiabano Roberto Campos completaria 100 anos em 2017

Grupo de Líderes Empresariais de Mato Grosso (LIDE) promove jantar nesta terça-feira (9) para discutir a trajetória de Roberto Campos, um dos mais célebres pensadores brasileiros do século 20. O debate terá como tema ‘Liberalismo e o Brasil de hoje: lições de Roberto Campos’ e será conduzido pelo diplomata, sociólogo e escritor Paulo Roberto de Almeida. O diplomata, economista e cientista político Marcos Troyjo fará a mediação.

A proposta do evento é discutir a participação de Campos na criação de instituições capazes de retirar o Brasil do subdesenvolvimento, atraindo o capital e know-how estrangeiros para superar os atrasos e criar perspectivas da participação ativa da comunidade internacional no projeto de modernização do país. 

Gênio, visionário, doutor, ministro, diplomata ou reacionário. Roberto de Oliveira Campos, cuiabano nascido no dia 17 de abril, se fosse vivo, teria completado 100 anos este ano. Na avaliação do presidente do LIDE-MT, Pedro Neves, a noite renderá reflexões importantes sobre o atual contexto político e econômico brasileiro. “Este é o melhor momento para que nos voltemos às análises de quais os melhores caminhos para o país e para Mato Grosso”, observou. “Vamos dar voz aos empresários para as dificuldades que o setor enfrenta.”

O evento será realizado no Restaurante Mahalo, a partir das 19h45. Neves destaca que o LIDE-MT pretende fazer mais oito eventos este ano, abordando temas importantes para o setor empresarial e para o fortalecimento regional, buscando sempre o fortalecimento de princípios éticos da governança corporativa.

LIDE
Fundado em 2003, o LIDE reúne líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais e promove integração entre as empresas, organizações e entidades privadas por meio de debates e atividades.

Em Mato Grosso, o grupo já promoveu encontros com a presença do governador Pedro Taques e de empresários de diversos setores, além do ex-ministro Luiz Fernando Furlan, dos economistas Marcos Troyjo e Adriano Pires, do cientista político Fernando Schüler, do presidente do Instituto Ludwig von Mises – Brasil, Hélio Beltrão, do presidente do Instituto SOS Pantanal, Roberto Klabin, e do vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro.

O LIDE já conta com 17 unidades no país e 16 internacionais e reúne mais de 1,8 mil empresas filiadas, que representam 54% do PIB privado brasileiro. Em Mato Grosso, são mais de 20 empresas associadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes