Onde ir

Tradicional Festa de São Sebastião terá cardápio gratuito e começa hoje em Cuiabá

Será 4 dias de programação, com direito a chá com bolo, almoço, jantar, apresentação de Cururueiros, Siriri, e bailão com Lambadão, Rasqueado e Pagode, no bairro Parque Ohara

3 minutos de leitura
Tradicional Festa de São Sebastião terá cardápio gratuito e começa hoje em Cuiabá

Evento tradicional na capital mato-grossense, a Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida começa hoje (19). O evento, que ocorre até o dia 22 de janeiro, será realizado no bairro Parque Ohara, em Cuiabá.

A festa terá comida servida gratuitamente todos os dias, além de muito lambadão, rasqueado, siriri e pagode ao vivo. A agenda segue com o Levantamento de Mastro, procissão e Reza Cantada até o amanhecer.

O evento é realizado pela Associação Flor do Campo, um grupo familiar liderado por Dona Matilde e seu esposo Daniel Silva. Composto por 12 pares para o Siriri, o grupo dança, canta e toca há 41 anos.

“A raiz não pode ser deixada de lado para se fazer o bom Siriri”, afirma o lema da Associação.

A história da festa

“Meu sogro que começou essa festa. Ele teve a doença chamada ‘fogo selvagem’ e foi para Campo Grande (MS) enrolado em folhas de bananeira, muito mal. Um dia ele se sentou embaixo de uma árvore, atrás do hospital, e disse: ‘Oh, meu São Sebastião, se vós me curar eu vou trocar de santo e fazer uma festa todo ano à São Sebastião’. Não foi nem 15 dias e ele se curou. Ficou com o corpo limpo e nem parecia que ele tinha tido a doença”, conta dona Matilde.

E assim começou a festa, há 77 anos, no bairro São Francisco, no “Quebra Pote”, onde foi realizada por muitos anos. Já no leito de morte, Narciso Sampaio reuniu os filhos e pediu que todos dessem continuidade, pois era o santo padroeiro da família deles.

A 77ª edição da Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida faz parte do projeto Tradição e Fé, com realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio de emenda parlamentar impositiva do deputado Wilson Santos, e apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Programação da festa

Hoje (19), a programação começa às 20h, com o Cururu, em um grande encontro de cururueiros vindo de Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e de Cuiabá, e segue com o tradicional jantar, servido gratuitamente.

Depois, continua com o Levantamento de Mastro, que terá uma pequena procissão, que sai do Altar da Festa, com os cururueiros cantando e fazendo trovas e versos ritmados, até o final da Travessa Tapirapés, esquina com a Rua dos Pardais, no Parque Ohara, na região do Coxipó, em Cuiabá. Então, retornam ao Altar, onde acontece a Reza Cantada e os cururueiros seguem até o amanhecer, revezando entre eles, de 25 a 30.

Amanhã (20), a Missa começa às 8h, e segue com o Chá Com Bolo, às 9h30, também servido gratuitamente. E à noite acontece o grande Bailão, com as bandas Os Federais, Real Som, Embalo Sim e Mega Som, a partir das 22h.

No Domingo (21), às 10h, terá apresentação de Siriri, almoço gratuito, às 11h, seguido com o Pagode Silva, a partir do meio-dia, e às 14h já começa o Bailão.

Segunda-feira (22), bem cedo, terá a descida do Mastro, e meio-dia a tradicional Feijoada do Grupo Flor do Campo, servida gratuitamente. E continua com o Grupo Pagode Silva e Lambadão.

Serviço

A festa será realizada no Quintal Flor do Campo, localizado na avenida Tapirapés, quadra 05, casa 04, esquina com a rua dos Pardais, no bairro Parque Ohara, na região do Coxipó, em Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes