Cidades

Tradicional casa cuiabana é recanto de artistas e público sensível à arte

5 minutos de leitura
Tradicional casa cuiabana é recanto de artistas e público sensível à arte

Lidiane Barros

Espaço Mosaico

Não tem como não se surpreender com a sabedoria da natureza que idealizou um verdadeiro monumento em pleno centro de Cuiabá. Um grande tronco estrategicamente abre um portal para uma tradicional casa cuiabana da rua Marechal Floriano Peixoto. Diz a sabedoria popular que as árvores são símbolos de vida.

Conhecida como a casa da árvore, há um ano tornou-se um recanto de artistas locais que desenvolvem neste espaço, projetos artísticos das mais diversas linguagens e também, que acolhe o público ávido por bens culturais.

Lidiane Barros

Espaço Mosaico

 

Capitaneado pelo profissional das artes cênicas, Jamilton Mello, o Espaço Mosaico intensifica sua atuação, ao diversificar suas atividades. Com o anúncio da agenda de abril, revela também que o ano será promissor. 

“A vivência cultural é importante, mas há algum tempo venho dedicando meus estudos à economia criativa. Fiz cursos, participei de palestras, aprimorei a ideia com consultorias e fiquei bastante atento a negócios como este que pude visitar em minhas viagens”, conta o empreendedor que também é diretor artístico do grupo de dança contemporânea, o Diamond Crew.

Lidiane Barros

Espaço Mosaico

 

Além do amplo espaço para eventos no quintal – onde já está em atividade também, o Bistrô Pai e Mãe – há vaga ainda para quem quiser ocupar a única sala disponível para colocar em prática as ideias de seu negócio criativo. Afinal, já funciona no local também, o Brechó das Negas, o Paço Estúdio – do irmão Dejailton Campos – e o Espaço Guilherme Canavarros, voltado ao ensino da música. São universos que formam o tal mosaico.

Lidiane Barros

Espaço Mosaico

Outros cômodos da casa são bem utilizados e, dentre eles, há ainda um pequeno espaço de leitura que tem recebidos doações, um corredor cujas paredes exibem obras de artistas plásticos e o ateliê de Jamilton, que também realiza que produz móveis e objetos a partir da reutilização de matéria-prima descartada, em especial, madeira.

O quintal, além e abrigar mesas e cadeiras em dias de evento – a casa pode ser ocupada para eventos particulares e ensaios abertos – possui um amplo salão com espelho de fora a fora. Quem adentra o espaço tem a impressão de que o quintal é ainda maior. O chão, é de madeira tal qual um salão, o que favorece, em especial, os eventos de dança. Mensalmente, a exemplo, o Mosaico recebe o “Bailinho”, idealizado pelo professor Rodinei Barbosa. Os amantes da dança de salão comparecem em peso. Nesta sexta-feira (9), às 21h, rola mais uma edição.

E Jamilton já formata um evento especial em celebração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, com a realização do “Abril pra Dança”, marcado por apresentações intimistas.

“Dentre as coisas que ouço que mais agrada é que as pessoas podem tocar em tudo, podem ficar à vontade, como que se integrassem ao ambiente com a naturalidade de quem está em casa”.

Lidiane Barros

Espaço Mosaico

Para que esse sentimento se entranhe ainda mais nas memórias de quem visita o Mosaico, o bistrô de Dionísio e Valdete [é ela quem cozinha] serve comida caseira no almoço de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Diariamente, no executivo, dá para escolher entre bife de carne ou frango grelhado, que acompanham arroz, feijão, batata frita e salada. Sai por R$ 17,90. Tem ainda a opção prato do dia que dentre outras sugestões, tem os típicos galinhada, maria isabel e peixe. Este último, às sextas feiras. O prato do dia sai por R$ 15.

Lidiane Barros

Espaço Mosaico

O irmão Dejailton Campos – que também administra o Paço Studio – finaliza detalhes do espaço

Por fim, dentre os eventos previstos no espaço de convivência artística, no dia 16 de março, haverá noite de stand up comedy com o artista Moacir Jr., a partir das 20h. Já no dia 17, a partir das 15h30, haverá o 1º Encontro de Mulheres, com feira expositiva, roda de conversa e encerramento, com o espetáculo Inhamor, da artista Thereza Helena, às 20 horas. No evento haverá ainda, apresentação de dança do ventre com Nathasha Said, música com Laura Paschoalik e poesia com Simone de Jesus Padilha.

O MOSAICO fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 512, Centro. Mais informações: 9 9695-8004 ou via página do Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes