Cidades

STJ “devolve” prefeitura para Emanuel 3 dias após afastamento

O prefeito recorreu ao Superior Tribunal contra afastamento da prefeitura de Cuiabá.

1 minuto de leitura
STJ “devolve” prefeitura para Emanuel 3 dias após afastamento

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) “devolveu” a prefeitura para as mãos de Emanuel Pinheiro (MDB). O prefeito foi afastado na última segunda-feira (4), por uma decisão monocrática do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Hoje (7) o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ribeiro Dantas, o pedido da defesa de Emanuel Pinheiro e concedeu a liminar para que o prefeito retorne ao comando do Palácio Alencastro.

“Determino que fique suspensa a tramitação do processo na origem, bem como o andamento do inquérito destinado a investigar os fatos abordados pelo MP/MT no sobredito processo”, diz trecho da decisão.

Ainda na decisão, Ribeiro Dantas argumenta que o julgamento dos crimes em que Emanuel é acusado não compete a Justiça estadual.

Dantas afirma ainda que o atual afastamento causaria dano para a população que o elegeu, visto que Pinheiro ficaria impedido de exercer o poder concedido por meio do voto.

“O perigo de dano, por sua vez, reside no fato de que a espera pelo julgamento de mérito do writ é, em si mesma, uma restrição à soberania popular, que alçou o paciente ao cargo de prefeito municipal. Se fosse mantido seu afastamento, apesar dos indícios da nulidade ou desnecessidade das cautelares, eventual concessão da ordem ao final do writ não repararia o prejuízo ao paciente e à vontade da população que o elegeu, pelo tempo em que se viu privado do exercício do mandato. Ante o exposto, concedo a liminar”, decidiu.

Leia também: Justiça determina novo afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes