Soluções acústicas para as paredes

Imagem blocos orgânicos da Muratto – Google Imagens

Se você mora em uma avenida, ou próximo a algum estabelecimento ou rua bem movimentados, você com certeza já passou algum momento em claro durante a noite por conta disso. Aí, o primeiro pensamento que surge para muita gente é criar uma camada de isolamento acústico para deixar as noites mais tranquilas.

Uma das soluções para isso poderia ser aquela famosa “casca de ovo”, uma espuma cheia de pontos e muito utilizada em estúdios, mas, será que é só isso que dá pra fazer? Será que é caro investir em um bom isolamento acústico para o ambiente? Por onde começar?

Imagem Espuma Acústica “Casca de Ovo” – Google Imagens

 

O primeiro passo é entender qual é o tipo da parede que o ambiente que você quer isolar possui – e, se você não conseguir fazer essa identificação sozinho, não tem problema não, procure um profissional para te auxiliar com este ponto, entenda a tipologia da parede e só daí pense em qual solução será a melhor.

E por que é importante entender qual o tipo da parede? Porque cada tipo possui um grau de isolamento diferente – e também porque o isolamento irá acarretar um peso ali, então se a decisão de ter esse sistema vier apenas depois que a obra já estiver rolando ou depois que a casa estiver pronta, é preciso saber se a parte estrutural suportará isso.

Para quem quer fugir da casca de ovo, existem outras opções bem bacanas e esteticamente falando mais bonitas, podendo fazer parte da composição do ambiente. Como o caso dos azulejos KT Impressions, que tem uma classificação do coeficiente de redução de ruído de 0.55 e possui seis padrões em 16 cores.

Imagem azulejos KT Impressions – Google Imagens

A Baresque também possui soluções inovadores e com design despojado para resolver o problema acústico: a Acústica Zintra Textures, a Zintra on Zintra e o Zintra Systems. O coeficiente de redução aqui varia de 0.35 a 0.90.

Imagem placas baresque – Google Imagens

Os blocos orgânicos da Muratto também são uma boa opção. São de Portugal, e em formato de painéis, feitos de cortiça reciclada, com acabamento em cores saturadas e modernas, dando ao ambiente uma composição mais despojada.

Imagem blocos orgânicos da Muratto – Google Imagens

Para paredes de drywall, forros, pisos e revestimento de instalações hidráulicas, mantas para isolamento termoacústico. Uma outra solução para reduzir o barulho que vem de fora e mais simples que as já apresentadas aqui, são janelas de PVC, que garantem um bom isolamento acústico ao ambiente.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGoverno critica Petra Costa por meio de conta oficial da Secom
Próximo artigoBolsonaro sugere ICMS zero para combustíveis; secretário de MT diz ser impraticável

O LIVRE ADS