Cidades

Setembro Amarelo: PM impede quatro suicídios no mesmo dia em MT

3 minutos de leitura
Setembro Amarelo: PM impede quatro suicídios no mesmo dia em MT
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A segunda-feira (24) foi marcada por quatro tentativas de suicídio em que o trabalho da Polícia Militar foi decisivo para salvar vidas. O primeiro, durante a manhã, foi um adolescente de 15 anos. Mais tarde, outros três – uma estudante de 16 anos e dois homens de 26 e 39 anos – todos entre as 18h e as 19h40. Em todos esses casos, os militares deram tudo de si e impediram as tragédias.

No final da manhã desta segunda-feira (24), militares do 9º Batalhão da PM, unidade que atende a região do Coxipó, foram acionados por uma mãe, no Bairro Jardim Presidente, em Cuiabá, que não conseguia tirar do filho a ideia de se matar. Com muito diálogo, o sargento Elói e soldado Snicheloto conseguiram convencê-lo a desistir.

Há três anos na Polícia Militar, o soldado Kelvin Snicheloto contou que, durante todo o atendimento, temia pela vida do garoto e pensava no que fazer para convencê-lo a desistir.

Snicheloto, que antes de ser policial trabalhou por quase 10 anos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como técnico de enfermagem, disse que durante o diálogo falou bastante do amor à vida, sobre a família, a mãe que o ama e que estava ali, ao lado dele, preocupada e pronta para apoiá-lo.

Aos 29, pai de um menino de pouco mais de um ano, Snicheloto disse que naquele momento não teve como não pensar no filho e em toda sua própria família.

Logo depois, com apoio do sargento Nunes e do soldado J. Cavalcante, uma equipe do Samu socorreu e levou a vítima até a UPA do Pascoal Ramos. A mãe do adolescente contou aos policiais que o filho sofre de depressão e está em tratamento.

Dia turbulento

Mais tarde, uma estudante de 16 anos, que inclusive estava com uniforme de uma escola estadual da Capital, também tentou tirar sua própria vida, dessa vez próximo à Rodoviária de Cuiabá.

Quando a Polícia Militar chegou ao local, três pessoas já estavam conversando com a menina, sendo que uma delas estava próxima à adolescente e a segurava.

Os militares então iniciaram uma conversa e conseguiram convencer a menina a desistir. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados. A equipe do Samu sedou a menina e a encaminhou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro.

Às 19 horas, no Bairro Jardim do Sol, em Rondonópolis (218 km de Cuiabá), outra tentativa. Dessa vez, um homem de 26 anos. A Polícia Militar chegou à casa dele a tempo e acionou o Samu, que encaminhou a vítima a um hospital.

Pouco depois, mais uma vez em Cuiabá, outra ação de sucesso da PM. Um homem de 39 anos, próximo ao Bairro Tijucal. Ele pedia que ninguém se aproximasse, mas os militares iniciaram um diálogo e conseguiram, após um grande período de conversa, negociar com o homem para que ele desistisse.

Nesse caso, o Corpo de Bombeiros foi quem conseguiu finalizar o atendimento, retirando a vítima do local e a encaminhando ao Batalhão da equipe até a chegada do Samu.

Ajuda

A solidão, a depressão, ou inúmeros outros motivos podem levam uma pessoa a desistir de si. Mas vale lembrar que, do outro lado da moeda, está o Centro de Valorização à Vida (CVV), uma instituição que, com apoio emocional, tem salvado milhares de pessoas anualmente.

Para buscar ajuda, disque 188, ou procure a sede de sua cidade. Em Cuiabá, na Rua Comandante Costa, nº 296, Bairro Centro, das 8h às 16 horas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes