Principal

Sete cidades concentram os maiores índices de trabalho infantil em MT; veja ranking

3 minutos de leitura
Sete cidades concentram os maiores índices de trabalho infantil em MT; veja ranking

Ednilson Aguiar/O Livre

 Mônica Camolezi

Secretária de Trabalho e Assistência Social Mônica Camolezi: combate ao trabalho infantil é maior em 22 municípios de MT

Distante aproximadamente 650 quilômetros de Cuiabá, Terra Nova do Norte é o município que registra o maior índice de trabalho infantil de Mato Grosso.Dados da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), cruzados com informações do Censo 2010 apontam que mais de 37% dos jovens com idade entre 10 e 14 anos da cidade já possuem atividades remuneradas.

Em sete municípios de Mato Grosso, pelo menos 20% da população nessa faixa etária trabalha. Colniza, localizada no Noroeste do Estado, a mais de 1,1 mil quilômetros da capital, é a segunda colocada, com 35,42% dos jovens dessa idade trabalhando.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Mônica Camolezi, afirma que o governo do Estado já possui um levantamento prévio das 22 cidades onde o problema é mais latente (veja o gráfico).

Cuiabá aparece na 22ª colocação, com 7,55% das pessoas com idade entre 10 e 14 anos desempenhando atividades remuneradas. Várzea Grande é a 16ª do ranking, com 10,42%, e Rondonópolis é a 21ª, com 7,87%.

Com os dados em mãos, o próximo passo, de acordo com a secretária, é identificar as famílias dessas crianças e que tipo de trabalho elas fazem. O levantamento será realizado por meio do programa Pró-Família, que atende pessoas abaixo da linha da pobreza, com a distribuição de dinheiro e oferta de capacitação profissional.

“Nesses 20 municípios nós já temos equipes do Pró-Família implantadas. Agora, estamos viabilizando uma parceria com o Ministério Público do Trabalho para implantação de um sistema de monitoramento delas. Creio que a partir de janeiro a gente já vai ter condições de iniciar esse trabalho”, diz Mônica Camolezi.

 

Índice do trabalho Infantil em Mato Grosso

Levantamento nacional
Um relatório divulgado neste mês pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil aponta que, no Brasil essas crianças trabalham, em média, 24,6 horas por semana e possuem um rendimento mensal de aproximadamente R$ 515.

Ainda de acordo com o Fórum, uma a cada três crianças trabalham em atividades agrícolas. A taxa é ainda maior quando considerada a faixa etária de 5 a 13 anos, chegando ao total de 64,7%.

O levantamento revela ainda que, de 2013 a 2015, a quantidade de crianças com idade entre 5 e 9 anos que já desempenhavam atividades remuneradas no país cresceu de 61 mil para 79 mil. Entre 2014 e 2015, a região Centro-Oeste teve um aumento de 100%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes