Cidades

Sempre alerta: 60% dos brasileiros sentem insegurança ao caminhar nas ruas

Pesquisa mostra que as pessoas ficam tensas, principalmente a noite, de bater pernas até no próprio bairro

3 minutos de leitura
Sempre alerta: 60% dos brasileiros sentem insegurança ao caminhar nas ruas
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Quem aí já se sentiu meio inseguro ao dar um rolê pelas ruas do Brasil? Pois é, uma pesquisa fresquinha do DataFolha jogou luz sobre essa questão. E adivinha só? Não é só você! Cerca de 60% dos brasileiros sentem insegurança, ou seja, têm medo de botar o pé na rua e encarar o mundão lá fora.

Mas, a gente foi mais fundo nisso. Dentro desse pessoal apreensivo, 34% confessaram que a noite é o momento mais “tenso” pra eles, enquanto 26% tão no nível “um pouquinho nervoso” durante o dia.

E não é só na cidade grande, não! Mais da metade dos entrevistados admitiram que até no próprio bairro eles se sentem inseguros de vez em quando. Parece que o sonho do “bairro tranquilo” não é tão real assim, né? E as mulheres e as pessoas com mais de 45 anos foram os que mais soltaram a real sobre esse medo todo.

A pesquisa foi baseada em duas perguntinhas simples. A pergunta era: “Como você se sente ao andar por aí na sua cidade?” e “E quando você está no seu próprio bairro?”. E, olha só, a resposta de “insegurança” reinou nos dois quesitos.

Mas o resultado fica ainda mais interessante quando a gente olha pra renda e profissão. Adivinha quem está mais de cabelo em pé? Os empresários! Só 6% deles se sentem muito seguros na cidade e, pasme, 42% tão naquele nível de “medo total”. E ainda tem mais: eles também são os que mais desconfiados no próprio bairro. Enquanto uns 10% se sentem tranquilos por lá, outros 40% tão a beira de um ataque de nervos.

Mas, os dados mostram ainda que as donas de casa também não estão tranquilas. Só 10% delas se sentem seguras na cidade, e 35% estão sentindo insegurança e com os nervos à flor da pele.

Mais pobres e mais seguros

Agora, veja esta curiosidade: assalariados que não têm registro em carteira e os funcionários públicos estão tranquilos, ou seja, com uma percepção de segurança maior. E quem diria, os trabalhadores informais são o grupo que mais se sente a vontade em um passeio tranquilo no próprio bairro, com 55% se sentindo seguro até de noite.

Ah, e pra quem ganha mais de 10 salários mínimos, só 7% se sentem muito seguros pelas ruas da cidade. Mas quando é no próprio bairro, o número sobe para 20%. A diferença não foi tão grande entre os mais humildes, viu?

E pra fechar a conta, a pesquisa também mostrou que a preocupação do brasileiro com a violência aumentou desde o final do ano passado. Ao lado da saúde, 17% das pessoas disseram que essa é a maior preocupação do nosso povo. Olha só, é bom a gente ficar ligado e cuidar desse Brasilzão aí. 🇧🇷

Os números foram tirados de uma pesquisa que ouviu 2.016 pessoas com mais de 16 anos pelo país todo, nos dias 12 e 13 de setembro. E, claro, tem aquela margem de erro de dois pontos percentuais, pra mais ou pra menos.

LEIA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes