Principal

Sem chuva, plantio da soja pode atrasar em Mato Grosso

2 minutos de leitura
Sem chuva, plantio da soja pode atrasar em Mato Grosso

O início do plantio da safra de soja 2017/18 pode atrasar em algumas regiões por falta de chuvas. Desde o encerramento do período de vazio sanitário, no último dia 15, o produtor mato-grossense já está liberado para trabalhar o solo.
Mas, segundo previsão do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as previsões pluviométricas para setembro – até o momento – apontam quantidades de chuvas insuficientes.
Em outubro, deve haver uma pequena melhora no regime de chuvas em relação a setembro. Porém, conforme o Instituto, as previsões ainda indicam volumes reduzidos em relação ao mesmo período da safra 16/17 e apontam semelhanças à safra 15/16, na qual a falta de chuvas ocasionou na quebra de parte da produção.

Imea

Imea

O Imea avaliou ainda as previsões para cada região do Estado. Em Sorriso, por exemplo, deve chover menos e o índice pluviométrico apresenta média de 36,7 milímetros em outubro. Em Campo Novo do Parecis, o cenário é outro. Deve chover mais e os índices podem chegar a 62,7 milímetros.
Ainda segundo o Instituto, caso as previsões se confirmem, “a intensificação da semeadura pode atrasar um pouco mais neste ano, além de a nova safra poder apresentar maiores desafios a campo e necessitar de maior atenção do produtor ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento”.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes