Seja o seu líder

Por Francisney Liberato

O autocontrole nos faz líderes e independentes de nossas vidas.

O autocontrole é uma disciplina extremamente pertinente para o momento em que vivemos, uma vez que ele nos ajuda a gerenciar as nossas emoções e os nossos impulsos emocionais.

Saber lidar com as próprias emoções e ter o gerenciamento delas nos fazem líderes de nós mesmos. Ter autocontrole é ser líder da sua própria vida.

Não adianta conquistar o mundo, ter bens e riquezas, ter poder e realizar sonhos, em outras palavras, ser um indivíduo de sucesso, se ainda não conseguimos lidar com as nossas emoções e os nossos sentimentos. Podemos ser ricos e milionários quando se trata de questões materiais, porém somos pobres e miseráveis quando lidamos com as nossas próprias emoções.

Segundo Napoleon Hill: “Ter autocontrole é, na verdade, ser o líder de si mesmo. É pensar a longo prazo, avaliar as consequências de cada ação, ter a ideia exata de que tudo o que você faz, ou o aproxima, ou o afasta do seu objetivo principal definido”.

​  O escritor Napoleon direciona as suas ideias sobre autocontrole no que se refere ao papel da liderança. Ele organiza a disciplina com base em estratégias e planejamento, inerentes aos objetivos pessoais de cada ser humano, avaliando as suas causas e consequências. Começaremos a ter autocontrole quando as nossas ações estiverem mais próximas ou mais distantes dos nossos objetivos.

É colocada para nós a missão de reorganizar a nossa vida, com estratégias e planejamentos consistentes. Devemos inserir a razão como condutor para o gerenciamento dos nossos comportamentos diante de impulsos emocionais.

Você pode utilizar a mesma metodologia que aplica no trabalho para montar o seu planejamento estratégico, para que ele seja aplicado também no campo das emoções. Os líderes e a sociedade não nos ensinaram a fazer isso, porém, se desejarmos ser líderes de nossas próprias emoções, é indispensável que remodelemos a nossa forma de viver.

Não há como ser feliz se não tivermos capacidade de administrar as nossas próprias emoções. Você e eu precisamos nos alimentar de pensamentos positivos, ter motivação para alcançar a própria liderança, e mais: deve ficar claro para cada um de nós que o termômetro do autocontrole está também relacionado com os nossos sonhos e objetivos para esta vida.

Muitos nesta vida se perderam no meio do caminho, não mais conseguindo administrar as suas próprias emoções, e os seus insucessos e fracassos são demonstrados por aquilo que a pessoa é.

Não podemos jamais perder a esperança de nos reconquistarmos, isso com intuito de haver uma verdadeira revolução em nossas vidas, para que assim nós sejamos escritores da nossa história e do nosso futuro.

Lidere a sua vida e as suas emoções e seja uma pessoa de sucesso!

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos”.

http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAbrace o fracasso
Próximo artigoPrefeitura de Cuiabá estima comprar 800 mil doses de vacina contra covid