Seja líder onde estiver

Por Francisney Liberato

A liderança é fundamental para o sustento e o desenvolvimento de qualquer organização. Com a liderança, é possível transformar cenários e construir um mundo melhor. Você é líder?

Muitos acreditam que a arte de liderar é hereditária ou que um indivíduo já nasce com as qualidades e atribuições de um líder, fato que pode até ser verdadeiro, todavia, caso você não se enxergue com essa credencial, é possível desenvolvê-la.

Acredito que em todos os ambientes e cenários da nossa vida é factível a presença de um líder. Não me refiro exclusivamente a um líder formal, que foi constituído para tal responsabilidade, como, por exemplo, um gerente do setor financeiro.

Vejo a liderança muito mais ampla do que aquela que nos parece já estabelecida, como é o caso acima citado; independentemente da função ou cargo, a liderança é também um estado de espírito em circunstâncias diferentes da vida, que muitas vezes contribui para o deslinde de uma situação.

Se a liderança está em todos os cenários e áreas da nossa vida, então é possível concluir que deve haver o exercício da liderança em todos esses lugares. Se os resultados estão aparecendo, é provável que haja a contribuição do líder, por outro lado, se não surgem resultados, pode ser que há ausência de um líder, ou, quem sabe, a liderança tenha fracassado na condução dos trabalhos.

Defendo a tese de que você deve ser líder em qualquer lugar, seja na família, escola, igreja, trabalho, relacionamentos, amizade e em outros ambientes.

Não se furte dessa responsabilidade, uma vez que os resultados aparecerão, cedo ou tarde, então é preciso assumir o seu posto efetivamente, formal ou informal, para dar o seu melhor e contribuir com a sua experiência e histórico de vida, em benefício de todos os envolvidos.

Ser um líder não o exime de vivenciar as mesmas lutas e desafios dos seus colaboradores, e que, por vezes, lhe trará a sensação de fragilidade e cansaço diante de tamanha responsabilidade; entretanto, aceitar esse desafio é uma forma de demonstrar grandeza e coragem de caráter, pois não são todos que desejam sair de sua zona de conforto para se arriscar na construção de algo melhor para a organização.

Para isso é sempre importante extrair o aprendizado das palavras do escritor Augusto Cury: “O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade”.

Seja líder em qualquer lugar! Todos os momentos tornam-se grandes oportunidades para crescermos e desenvolvermos essa habilidade em nossa vida. É preciso ser melhor do que ontem. Quanto mais você participar, mais próximo dessa realidade você estará, pois a prática leva ao aprimoramento e à perfeição.

Você ainda não é líder? Não há problema, pois sempre haverá oportunidades “batendo a sua porta” lhe oferecendo essa gigantesca chance. Não pense que a vida de um líder será como um “mar de rosas”, pelo contrário, a cada dia haverá espinhos para lhe incomodar, porém, a satisfação de transformar e melhorar a vida dos liderados é a recompensa que traz sentido à vida.

Já ocupei por mais de 20 anos cargos e funções de liderança, formal e informal, em postos de trabalhos distintos. Posso lhe dizer que tudo valeu a pena. Não há crescimento sem dor! É preciso se superar diuturnamente. Em cada ambiente de trabalho há sempre grande satisfação.

O feedback dos colaboradores sinceros foi marcante para minha vida, pois foi possível ver o crescimento e o desenvolvimento de cada um. As palavras do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln enfatizam essa ideia: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Isso, sem dúvida alguma, contribuiu para o meu crescimento, e mais: serviu como combustível para minha permanência nesta jornada.

Topa agarrar esta oportunidade? Que tal começar agora? Você será um grande líder, acredite, tenha fé! Você se transformará e verá muitos colaboradores com a vida ressignificada e guiada de uma forma melhor e mais feliz!

E lembre-se da promessa de Deus para cada um de nós, principalmente para os líderes, conforme registrado em Isaías 41:10: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; Eu os protejo com a minha forte mão”.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência” e “Legado”. 

http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPesquisadoras de MT desenvolvem biomembrana para tratamento de queimados
Próximo artigoProibição a PCHs