Em 2021, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEIs). Os dados são do Sebrae, e apontam para um crescimento de 19,8% em comparação ao ano anterior.
Com mais produtos e empresas procurando uma brecha no mercado, encontrar maneiras para se destacar é fundamental. Pensando nisso, a Printi, gráfica online especializada em personalização e pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil, trouxe estas 5 dicas:
Público-alvo
Para conseguir bons resultados, é necessário entender qual a mensagem e para quem que seu negócio está passando, e para quem está sendo comunicado. Ou seja, sem um público-alvo, a venda ficará mais difícil. Por isso, pergunte, analisando seu negócio, “para quem meu produto foi feito?”
Experiência do cliente
Experiência do Cliente, ou Customer Experience (CX), é o nome que se dá para o conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui sobre uma determinada empresa após interagir com ela. Pode parecer algo pequeno, mas a experiência do cliente é um grande diferencial quando ele for realizar novamente a tomada de decisão de compra. Os consumidores atuais buscam por um diferencial na hora da compra, desde um adesivo personalizado em sua encomenda, até um flyer.
Branding
Branding refere-se a todos os itens relacionados à marca de uma empresa, como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.
Muitas vezes o branding é utilizado como uma estratégia para captar novos clientes, e é claro, mantê-los. Por esse motivo, ter uma identidade visual forte, a que seus clientes se conectem é fundamental para não se tornar apenas mais um negócio em seu nicho.
Redes sociais
Não existe mais tempo para ficar fora das mídias sociais. A pandemia foi um grande divisor de águas no mercado, diversos negócios migraram para redes e as plataformas criaram ferramentas para receber essas marcas. De acordo com o estudo realizado pela Social Commerce, 74% dos brasileiros realizam suas compras lá. Com o mundo digitalizado, o Instagram virou a principal vitrine do seu negócio!
Estude
Sempre esteja estudando, não apenas as tendências e o que o seu cliente procura, mas também o mercado. Fique atento às mudanças para conseguir sair na frente da concorrência.
(Da Assessoria)