Por Francisney Liberato

A fé que move montanhas moverá o coração do homem à vontade de Deus na geração de frutos.

O senhor Delmiro Cândido de Siqueira, o meu avô, foi um homem de muita fé. Sempre dedicado às coisas de Deus, especialmente no serviço à sua comunidade cristã e na sensibilidade de ajudar o próximo. Para ele, ser um membro intitulado não era o bastante. Era necessária a dedicação de tempo e esforços em prol do serviço cristão.

Seu primeiro contato religioso, antes de sua conversão, foi por intermédio da Igreja Católica. Membro fiel, ele contribuía na obra e auxiliava os padres na entrega de hóstias aos irmãos na eucaristia. Regularmente, esse senhor, junto de sua esposa e seus filhos, saía de carroça da região da comunidade do Lambari até o distrito de Cangas, em Poconé-MT, para realização de missas e cerimônias da igreja.

Ainda em tenra idade, seus filhos não tinham o mesmo compromisso com a igreja e, envoltos na curiosidade em aventurar-se no mundo, aguardavam o pai se entreter com suas funções religiosas para aproveitarem, escondido, as festas da região. Sabendo disso, os filhos muito espertos se atentavam para o momento em que a missa estava para terminar e corriam para igreja, a fim de que ele não percebesse nenhuma suspeita da empreitada dos filhos.

É claro que ele jamais imaginava que tal episódio ocorria, ainda mais sendo bastante rígido na criação dos filhos e na preocupação em conduzi-los aos caminhos de Deus. Porém, não perdia o seu foco, ainda assim ele era compassivo, compreensível e misericordioso com os seus filhos.

Fato é que a fé do Sr. Delmiro e seu contato com Deus eram tamanhos que isso se tornou uma característica notada pelas pessoas ao seu redor e se estendeu à sua descendência como uma semente que, mais tarde, germina e gera frutos.

Ele era uma pessoa sincera e temente a Deus. E a sua busca incansável pelas Escrituras o fizera ser convertido e batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia. A mesma dinâmica, fé e entusiasmo com as coisas de Deus permaneceram na nova religião.

Como não havia Igreja Adventista do Sétimo Dia pelas redondezas, ele decidiu construir uma igreja em sua propriedade, no sítio, para a comunidade local, e lá eram realizados os cultos, e mesmo que não houvesse ninguém de fora, de igual forma todos os sábados pela manhã, todos os 12 integrantes de sua família estavam prontos, no horário estabelecido, para adorarem ao Senhor.

Mesmo não havendo uma igreja local, foi possível construí-la! Mesmo não havendo locomoção confortável, era possível ir à missa de carroça. Era factível auxiliar. Era possível influenciar! E nós temos todo o conforto, automóvel, recursos e ainda assim por que temos de inventar desculpas para não fazer o que precisa ser feito?

O que vemos nesta linda história de compromisso com Deus, revelada mediante o seu exemplo para todos, é que, independentemente da capacidade financeira, ou qualquer outro empecilho, para quem tem fé, todas as coisas são possíveis quando se está em conexão com Deus.

Quantas vezes negligenciamos as coisas de Deus, mesmo tendo todas as possibilidades ao nosso alcance, por puro comodismo ou desinteresse?

O reflexo das escolhas desse tão amado ancião repercutiu na vida de muitas pessoas e gerações, que ainda reverberam em sua descendência como sementes e hoje fortificam e dão frutos para o reino de Deus.

Quem irá seguir o exemplo desse nobre ancião?

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes