Qual é a importância do autocontrole?

Por Francisney Liberato

Sobre ter melhores resultados na vida, em todas as circunstâncias, a habilidade do autocontrole é indiscutivelmente importante.

O autocontrole pode ser utilizado em quaisquer áreas da sua vida, quer seja em ambientes pessoais, ambientes do trabalho ou no relacionamento com as pessoas.

Com base nisso, podemos afirmar que o autocontrole é extremamente importante para cada ser humano. Com ele, é provável que teremos sucesso; sem ele, há iminência de fracasso.

A emoção tem uma velocidade superior à razão. Disso não temos controle. Mas podemos introduzir comportamentos pontuais para dosar a nossa carga emocional.

William Shakespeare disse: “Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito”. Ou seja, não podemos controlar a emoção gerada por um impulso, porém o autocontrole pode nos dar uma resposta adequada à situação.

Quando você desenvolve o autocontrole, é possível ter domínio sobre as emoções, em quaisquer circunstâncias da vida.

Com autocontrole, é possível abrir mão de um benefício pequeno do presente, para um benefício grande no futuro.

Se você estiver negociando uma venda para uma empresa, o autocontrole lhe oferecerá os melhores resultados diante dessa situação.

Se você estiver discutindo com um colega da sala de aula, saiba que com autocontrole você não perderá a compostura e se sairá bem neste cenário.

Se você está em um relacionamento conflitante, é provável que terá calma e tranquilidade e saberá pensar em melhores soluções para o bem de todos.

Em todos os ambientes, quais sejam: calmos, agitados, tensos ou tranquilos, com autocontrole você se sairá bem em todas as situações. Você se comunicará de forma serena e tranquila, com respostas sábias e desfechos conciliadores.

Para as atividades e tarefas que exijam concentração, com autocontrole você conseguirá equilibrar as suas emoções, manter o foco e a disciplina para ter um resultado satisfatório.

Os benefícios de treinar a mente para ter autocontrole são infindáveis, pois além de atender a todas as demandas da vida, ele sempre trará as soluções mais adequadas e assertivas para cada caso.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida”, “Como passar em concursos – vol. 1″ e Como passar em concursos – vol. 2”.

http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorO legado da Lei Aldir Blanc e o que vem depois
Próximo artigoTJMT nega liberdade a PM acusado de escoltar criminosos