Principal

PSDB quer lançar Taques ao governo e Leitão ao Senado em 2018

3 minutos de leitura
PSDB quer lançar Taques ao governo e Leitão ao Senado em 2018

Ednilson Aguiar/O Livre

Governador Pedro Taques

Taques e Leitão: apontados como principais nomes do PSDB em MT para 2018

A cúpula do PSDB de Mato Grosso tornou pública, em encontro estadual na noite de quinta-feira (24), a intenção de lançar dois candidatos na chapa majoritária nas eleições de 2018. Além da reeleição do governador Pedro Taques, a sigla pleiteia também uma vaga de candidato a senador para o presidente estadual do partido e deputado federal Nilson Leitão.

O dirigente foi lançado como pré-candidato a senador no evento realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso. O primeiro a levantar a possibilidade no discurso foi o secretário de cidades de Mato Grosso, Wilson Santos.

“Temos agora muita coesão e podemos apresentar, sim, um nome ao Senado. Ninguém no partido é mais talhado, ninguém goza do trânsito e prestígio que ele tem. O novo senador, o homem que vem do norte: Nilson Leitão”, anunciou Wilson.

Embora não tenha comentado a possibilidade em seu discurso, antes do evento, em entrevista coletiva, Leitão já havia admitido o desejo de se candidatar a senador. Ele vem ensaiando encarar a disputa há alguns anos. “Meu nome sempre está à disposição. Eu acho que querer disputar esse cargo não tem nada demais”, disse.

Ele afirmou que a prioridade do partido é a reeleição do governador Pedro Taques. “E o PSDB vai reivindicar a vaga de Senado. Em 2014, já abrimos mão da vaga para o DEM”, lembrou.

Ele rejeitou a possibilidade de que este arranjo, com dois candidatos tucanos na majoritária, desagrade os aliados. “Alckmin se elegeu governador de São Paulo com dois senadores do PSDB e Dante [de Oliveira] se elegeu governador tendo Antero [Paes de Barros] com senador pelo PSDB. Isso não é critério. O candidato tem que ter apelo regional, setorial e político”, afirmou.

Ao discursar, o governador Pedro Taques também lançou Leitão ao Senado. “O PSDB terá candidato ao Senado: Nilson Leitão, você tem uma grande liderança e o Brasil precisa de você”, afirmou.

Outro cotado

O ex-senador Jayme Campos (DEM), que é um dos cotados para sair candidato a senador pela coligação governista, hipotecou o seu apoio ao tucano durante o evento. “Se for candidato, Nilson Leitão é o meu candidato a senador da República. Ele pergunta para mim ‘e você, onde fica?’ Eu digo ‘não preocupa comigo, não, estou velho, tenho 66 anos, Mas tenho um pouquinho de gordura para queimar. Estou com muita disposição para ajudar Nilson Leitão e Pedro Taques”, discursou.

Depois do evento, Jayme afirmou, em entrevista, que é normal um partido pleitear duas vagas na chapa majoritária e que, assim como o PSDB está fazendo isso, outros partidos aliados podem apresentar o mesmo pleito.

Em 2018, haverá duas vagas de candidato a senador em cada coligação, para ocupar as vagas de José Medeiros (PSD) e de Blairo Maggi (PP), licenciado para comandar o Ministério da Agricultura. O ministro vem afirmando em todas as entrevistas que pretende disputar a reeleição no ano que vem, e é tido como candidato certo na disputa. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes