Principal

Projeto leva solidariedade às ruas de Cuiabá, na primeira ação do ano

6 minutos de leitura
Projeto leva solidariedade às ruas de Cuiabá, na primeira ação do ano

Henrique Kobayashi

entrega por cuiabá

Entrega por Cuiabá reúne em média 30 pessoas por ação

Levar cuidado, carinho e empatia a pessoas invisibilizadas, diminuindo assim a distância da população com as ruas da cidade, é o maior objetivo do projeto Entrega por Cuiabá, que volta a realizar ações neste ano, após um 2017 de sucesso e resultado.

O projeto de voluntariado não tem fins lucrativos ou religiosos, e ganhou destaque em rede nacional de televisão, distribuindo kits básicos e serviços de saúde, com ações como o Banho Solidário. Nesta sexta-feira, o grupo realiza a primeira ação do ano, às 20h, e convoca voluntários a somar com donativos, atenção e carinho.

“Nós nos reunimos sempre às 20 horas, no Restaurante Universitário da UFMT, separamos as doações e montamos kits que são nossa porta de entrada para as pessoas em situação de rua, um modo de começar um bate-papo. Este é o diferencial do nosso projeto: a atenção que a gente dá para essas pessoas”, explica Flávio Tampelini, um dos coordenadores.

Cunto Neto

entrega por cuiabá

As ações chegam a becos, praças públicas e ocupações urbanas

O kit contém sempre uma garrafinha de água, um pacote de biscoito, escovas de dente, creme dental, sabonetes, papel higiênico, preservativos e absorventes. Os voluntários fazem um percurso que passa por locais como a Avenida do Moinho, o pontilhão da Rodoviária, praças públicas como a República e a Ipiranga, o Bairro do Porto, e a Avenida do CPA, a partir da qual a equipe também sobe ao Morro da Luz.

Nesta sexta, o grupo segue a mesma dinâmica e o mesmo roteiro. A concentração começa às 20 horas no RU da UFMT e, para participar, é só chegar com disposição e amor, ou fazer a doação dos donativos.

Cunto Neto

entrega por cuiabá

Desde 2016, projeto realiza ações em espaços públicos e abrigos de idosos, ganhando repercussão nacional

Entrega por Cuiabá

O projeto é nacional e chegou a Cuiabá em julho de 2016, através do médico Flávio, que participou durante dois anos do Entrega SP. “Foi um projeto que mudou a minha vida”, afirma. O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) reuniu estudantes da UFMT para consolida-lo e, com o tempo, os voluntários foram aumentando.

“O projeto foi crescendo e mais pessoas começaram a participar; então o número de voluntários por ação varia entre 15 e 100 voluntários, pois cada uma é diferente da outra. Já tivemos de jovens a idosos. Em grande maioria são jovens, estudantes ou não”, explica ele.

Cunto Neto

entrega por cuiabá

Inauguração do Banho Solidário contou com presença do apresentador Otaviano Costa e foi pauta do programa Estrela Solidária

Desde então, as ações acontecem mensalmente e se diversificando nas ações que são realizadas mensalmente e se mantém com doações e campanhas de arrecadação.

Ao longo de 2017, o projeto abraçou comunidades e foi abraçado por colaboradores, não só localmente, mas ganhando destaque e reconhecimento no programa Estrelas Solidárias, da Rede Globo, no dia 4 de junho de 2017. Na ocasião, o apresentador cuiabano Otaviano Costa participou da inauguração o Banho Solidário, o sonho do projeto que passou a levar não só calor humano, mas momentos de refresco às pessoas em situação de rua.

 

Cunto Neto

entrega por cuiabá

Banho Solidário também leva cabeleireiro para as ruas de Cuiabá

Para a construção da estrutura em um trailer, Flávio conta que o grupo precisava de R$ 15,4 mil e conseguiu R$ 18,3 mil, só com arrecadação online. “O banho era o maior pedido destas pessoas – e eu conheci um projeto na Bahia que autorizou a gente a replicar aqui, então fizemos um orçamento e o financiamento coletivo na internet”, explica.

“A gente leva esse reboque para as praças, com autorização da prefeitura; entregamos roupa, sabonete e shampoo, eles entram, tomam banho e em algumas ações nós levamos cabeleireiro”, completa.

Divulgação

entrega por cuiabá

Ação com idosos no Abrigo Bom Jesus

As manhãs de sábado também foram de alegria no Abrigo Bom Jesus, lar de idosos que recebeu bons papos, muita música, dança e até cãezinhos que somaram aos voluntários para levar amor e carinho. Crianças de comunidades carentes também receberam doações de brinquedos e ações especiais nos períodos da Páscoa e do Natal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes