Produção de algodão registra novo recorde em Mato Grosso

Durante o ano as exportações acumularam 417,84 mil toneladas, que representa aumento de 4,17% acima da média dos últimos cinco anos

A cotonicultura mato-grossense se destacou durante o ano de 2018 ao exibir mais um recorde de produção de algodão em caroço na safra 2017/18, previsto em 3,34 milhões de toneladas. O crescimento é fruto da significativa ampliação da área cultivada, além das boas condições climáticas que favoreceram os rendimentos de campo durante o período.

Apesar da grande quantidade ofertada no ano, as cotações da pluma no estado fecharam o ano com o custo médio de R$ 99,06, por arroba, o que representa uma alta de 22,6% quando comparada ao que foi visto em 2017.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) explica que o aumento se deu, principalmente, devido ao aquecimento da demanda no mercado externo e valorização nas cotações do dólar.

“Com a pluma mato-grossense mais valorizada no mercado externo, as exportações durante o ano foram beneficiadas e já acumulam 417,84 mil toneladas, de janeiro a novembro deste ano, o que representa um incremento de 4,17% quando comparadas à média dos escoamentos nos últimos cinco anos em igual período, aponta o boletim.

O periódico ainda pontua que a lenta recuperação econômica das indústrias têxteis brasileiras limitou o consumo de pluma no mercado interno ante o que era esperado para 2018, porém ainda se manteve mais aquecido do que em relação ao ano anterior.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAlto custo, atraso na semeadura e falta de chuvas prejudicaram a produção de milho
Próximo artigoServidores de unidade de saúde são denunciados por negarem atendimento a reeducandos