Cidades

Procura diminui e prefeitura fecha pontos de testagem para covid-19

A partir de segunda-feira, unidades odontológicas da rede pública de Cuiabá não ofertarão mais o serviço

2 minutos de leitura
Procura diminui e prefeitura fecha pontos de testagem para covid-19
Foto: Davi Valle

Esta sexta-feira (5) será o último dia de funcionamento dos quatro pontos temporários de testagem para a covid-19 que a Secretaria de Saúde de Cuiabá abriu em unidades odontológicas do município.

Durante um mês o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Dom Aquino, o Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral, a Clínica Odontológica do Leblon e a Clínica Odontológica do CPA III funcionaram exclusivamente para a realização de testes rápidos de covid-19.

“Com a enorme procura por testes tanto nas unidades básicas de saúde, quanto nas UPAs e Policlínicas, fizemos uma força-tarefa e adaptamos estes locais de atendimento odontológico para ajudar a desafogar a rede de saúde municipal. Tivemos um apoio importantíssimo dos dentistas, que fizeram a testagem dos pacientes e aqueles que tiveram resultados positivos ou eram sintomáticos passaram por atendimento médico, disponibilizado no próprio local. Essa união de esforços foi essencial durante esta nova onda de casos de covid-19, pois auxiliou a diminuir a quantidade de pessoas nas outras unidades”, comentou Marcel Lemos, coordenador técnico de Ações Básicas.

A equipe técnica da SMS decidiu fechar os pontos de testagem ao analisar a queda gradual na procura por testes.

“Começamos as atividades de testagem nesses locais no dia 05 de julho. Nesta primeira semana, realizamos 1310 testes nos quatro novos pontos de testagem. Na semana de 11 a 15 de julho, foram 1475. Entre 18 e 22 de julho fizemos praticamente a metade da semana anterior, com 713 testes e na semana de 25 a 29 de julho foram 354. Observamos essa queda não apenas nestes locais, mas em todas as unidades Básicas e Secundárias, por isso chegamos à conclusão que não temos mais necessidade de manter estes 4 pontos de testagens abertos”, explicou o coordenador.

Sendo assim, a partir da próxima segunda-feira (08), o CEO Dom Aquino, o CEO Osmar Cabral, a Clínica Odontológica do Leblon e a Clínica Odontológica do CPA III voltarão às atividades normais, com atendimento exclusivamente odontológico.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes