Colunas & Blogs

Preguiça ao estudar

Apesar de ser inerente ao ser humano, não deixe que a preguiça estrague o seu objetivo

3 minutos de leitura
Preguiça ao estudar

Ter preguiça ao estudar é natural. Tem dias que você prefere ficar na cama, não quer fazer nada além de dormir ou fazer algo que goste, como um hobby, mas é importante implantar a disciplina na preparação para concurso público.

Nem tudo na vida você vai ter preguiça de fazer. Talvez tenha preguiça de estudar, mas não de sair, ou talvez tenha preguiça de ler um livro, mas não de assistir televisão. Pense em algo que não tem preguiça de fazer. Por que você não tem preguiça de fazer essa atividade na qual pensou? Reflita sobre isso. Agora pense: qual é o motivo para não ter preguiça de estudar? As respostas podem ser variadas. Ou para mudar de vida, ou porque é um sonho, ou porque você busca estabilidade, ou porque busca dinheiro, enfim.

Ao estudar, tente pensar no motivo pelo qual precisa estudar. Eu tenho certeza de que é um motivo importante, pois envolve algo importante em sua vida, algo que tem a ver com mudança e que você almeja muito. Use isso como uma espécie de energia que fará com que você tenha mais força ao lutar com a preguiça na hora de estudar. Quem sabe, fixe os seus motivos de aprovação em concurso na porta do seu guarda-roupa e leia-os todos os dias ao acordar.

Apesar de talvez levar um tempo para a sua aprovação, você não deve desistir, use essa técnica citada para que isso seja seu primeiro motivo para estudar. O fato de a aprovação, talvez, não estar próxima pode vir a te desestimular. Porém, isso é normal. Não desista por conta desse pequeno detalhe.

A melhor forma de vencer isso é você, durante a semana, estabelecer metas, resolver questões e exercícios e verificar o crescimento do seu desempenho. Sempre compare o seu desempenho, você deve saber onde precisa mudar, em quais aspectos precisa melhorar, quais matérias estudar com mais frequência, dentre outras.

A partir do momento que perceber que o seu desempenho está crescendo, você ganhará mais estímulo para estudar e isso facilitará a sua aprovação.

É extremamente importante se conhecer, se perguntar por que tem preguiça de estudar, quais aspectos precisa melhorar, o que você tem feito para melhorar, ter atenção no seu rendimento, que muitas vezes pode oscilar, mas, se fizer constantemente, será melhor e progressivo.

Nunca desista dos seus sonhos! Muitas vezes, você vai se sentir desanimado ao estudar para o concurso público que tanto almeja, entretanto é importante entender que isso é normal e acontece com todo mundo que já passou pelo processo de estudo e aprovação. Se você mantiver o foco, alcançará o seu objetivo!

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante. Professor. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”“Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria”, “Discípulos” e “Educação Financeira”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes