Política

Prefeitura de Cuiabá não formaliza grupo para receber de volta a Secretaria de Saúde

Gabinete de intervenção permanecerá instalado até o fim de semana, encerrando quase 10 meses de medida

2 minutos de leitura
Prefeitura de Cuiabá não formaliza grupo para receber de volta a Secretaria de Saúde
(Foto; Luiz Alves/Secom Cuiabá)

A Prefeitura de Cuiabá ainda não apresentou o grupo para receber de volta a administração da Secretaria de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). As nomeações deveriam ter sido feitas há alguns dias, mas, até o fim da tarde de ontem (27), ninguém havia se manifestado. 

A informação foi divulgada pelo governador Mauro Mendes, no balanço dos 9 meses e meio de trabalho do gabinete de intervenção. Em tese, a transição administrativa está autorizada desde a homologação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), na semana passada. 

O documento prevê, além de um acordo para a manutenção dos serviços do gabinete, a constituição de uma equipe de monitoramento. Ela será composta pelos atuais interventores e trabalhará de dentro da Secretaria de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. A sua função será fiscalizar os trabalhos a partir dos parâmetros do TAC. Os salários deles serão pagos pelo governo. 

Ao comentar o assunto, o governador Mauro Mendes disse que serão fiscalizados os principais constitucionais de administração pública e acrescentou que a medida não seria necessária, incluindo a intervenção, se houvesse “seriedade e honestidade”. 

“No português claro, a equipe de monitoramento é para evitar que aconteça uma nova merda. Eles vão pegar uma saúde em ordem, e a intervenção não teve nenhum dinheiro a mais para trabalhar, só foi o dinheiro previsto no orçamento deles [prefeitura]. Para onde esse dinheiro estava indo, se agora o gabinete fez o trabalho?”, afirmou. 

O gabinete deve ficar instalado até amanhã (29). A partir de terça-feira (2), a administração e o controle do SUS (Sistema Único de Saúde) voltam para as mãos da prefeitura. 

O que diz a prefeitura?

Em nota, a prefeitura diz que o pedido de transição foi apresentado pelo gabinete ontem. O gabinete seria o responsável pela formalização da trânsito.

“Apesar da surpresa da demora na manifestação, a prefeitura informa que já dispõe de uma equipe técnica avaliando preliminarmente a situação da saúde municipal”, afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes