Cidades

Por que sentimos mais calor do que o registrado nos termômetros?

Os dias de calorão em Cuiabá podem ser mais sufocantes se houver pouco vento e umidade de ar mais alta

2 minutos de leitura
Por que sentimos mais calor do que o registrado nos termômetros?
(Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Você já deve ter se acostumado com as notícias de calor extremo nas últimas semanas. As previsões são de registros nos termômetros acima dos 40°C e a sensação térmica quase sempre fica mais alta uns 3 graus.

Por que existe diferença entre a temperatura nos termômetros e a que sentimos literalmente na pele? O climatólogo professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Rodrigo Marques diz que a sensação de calor é mais intensa pelas características locais e, sim, Cuiabá realmente pode ser comparada a uma panela de pressão.

Calor dos termômetros e calor na pele

A temperatura que vemos nos termômetros são grandezas físicas que os institutos de meteorologias conseguem medir “genericamente” para vários locais. Sãos medições para as características de clima para uma região grande.

“A temperatura basicamente mede o grau de agitação das moléculas, então quanto maior o grau de agitação destas moléculas do ar, maior a temperatura”, explica.

Porém, o grau de temperatura pode ser percebido por nós de maneira diferente. O pesquisador Rodrigo Marques diz que a percepção ocorre por sensores na pele capazes de captar a temperatura do ar e esse registro corporal é transmitido ao cérebro como impulso nervoso – isso ajudaria explicar os incômodos físicos nos dias de calorão.

O fenômeno é chamado de sensação térmica. Ele “capta” as condições climáticas nos locais que estamos. E, no caso dos dias de calor forte, gera a sensação de clima mais quente.

Condições de relevo

Cada local pode concentrar mais ou menos das condições que ajudam a medir a temperatura. Segundo o professor Rodrigo Marques, Cuiabá tem condições geográficas que favorecem uma variação maior entre as temperaturas mínimas e as máximas.

A explicação científica faz lembrar a ideia da panela de pressão, na qual existe alta concentração de calor no lado de dentro, e poucos fatores do lado de fora contribuem para amenizar o calorão.

Vale lembrar que as temperaturas frias estão em locais de alta latitude, enquanto as temperaturas quentes estão nos locais de baixa latitude.

“Cuiabá apresenta valores elevados de temperatura naturalmente. Possui baixa altitude e parte do seu entorno é mais elevado [que o local da cidade], e baixa velocidade de vento. As cidades que apresentam características de revelo semelhantes costumam ter temperaturas mais elevadas que as cidades do seu entorno”, afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes