Principal

Polícias Civil e Militar fecham garimpo em Aripuanã e prendem 21

2 minutos de leitura
Polícias Civil e Militar fecham garimpo em Aripuanã e prendem 21

Divulgação/Polícia Judiciária Civil-MT

Garimpo em Aripuanã

25 mil m² de floresta amazônica foram degradados, aponta Polícia Civil

Em ação conjunta, policiais militares e civis fecharam um garimpo situado no município de Aripuanã (1000 quilômetros de Cuiabá) nesta quarta-feira (19), durante a terceira fase da Operação Simbiose. Na ação, 21 pessoas foram presas em flagrante.

De acordo com a Polícia Civil, por volta de 25 mil m² de floresta amazônica foram degradados sem qualquer autorização prévia. A área afetada localiza-se a 18 quilômetros do perímetro urbano. 

Surpreendidos enquanto separavam as pedras e utilizavam uma escavadeira hidráulica para revirar o solo em busca de metais preciosos, os garimpeiros foram autuados em crimes de associação criminosa, destruição de floresta nativa, extração ilegal de recursos naturais e espulho possessório. Em razão de o somatório das penas ultrapassar o limite de quatro anos, as prisões são inafiançáveis.

Conforme o delegado Alexandre da Silva Nazareth, o cenário encontrado na área rural se “apresentou desolador”. 

No local, os policiais e agentes aprenderam 5 motocicletas, pequena amostra de ouro em pó, balança de precisão, escavadeira hidráulica. Todos os materiais e equipamentos foram levados para a Delegacia da Polícia Civil.

Segundo a Polícia Civil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) será oficiado para aplicação de autuações administrativas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes