Cidades

Policiais fazem campanha e doam cabelos para o Hospital de Câncer

4 minutos de leitura
Policiais fazem campanha e doam cabelos para o Hospital de Câncer

Ednilson Aguiar/Olivre

Campanha Pelotão da Solidariedade

Primeira-tenente Raissa Helena Amorim, uma das policiais a doar cabelo para pacientes com câncer: “sensação bacana de ajudar o próximo”

Como parte das ações do Outubro Rosa, a Polícia Militar de Mato Grosso realizou na segunda-feira (30) o corte de cabelos das policiais que escolheram doar um pouco de sua vaidade para os pacientes do Hospital de Câncer.

A campanha Pelotão da Solidariedade aconteceu durante todo o mês de outubro, arrecadando cabelos, lenços e boinas, que serão doados ao Hcan, para que posteriormente sejam entregues a pacientes com câncer.

Até a manhã de sexta-feira, mais de 20 cabelos já haviam sido doados, sendo que ao menos a metade veio de doações de policiais militares.

O major Murilo Franco, responsável pela campanha, disse que a doação é importante tanto para quem oferece, visto que a solidariedade sempre traz algo bom, quanto para quem recebe, por causa da melhora da autoestima e na qualidade de vida do paciente.

Ednilson Aguiar/Olivre

Campanha Pelotão da Solidariedade

Mechas de cabelos doados por policiais militares

“A gente sabe que o paciente no tratamento do câncer, com a perda dos cabelos, tem a autoestima profundamente atingida, e isso acaba impactando tudo na vida dele, desde o relacionamento, até sair de casa. A possibilidade de usar a peruca traz grande melhoria para ele”, disse o major.

Os cabelos doados são enviados para São Paulo, onde as perucas são confeccionadas gratuitamente para o Hcan. É necessário que o cabelo tenha ao menos 20 cm.

A coordenadora de desenvolvimento institucional do Hospital de Câncer, Silvia Regina Negri, disse que as perucas podem colaborar até no tratamento dos pacientes, devido à melhora da autoestima.

“Na realidade a paciente, quando passa por uma quimioterapia, sofre além do físico, a auto estima, o bem-estar dela fica comprometido. E essas perucas são deixadas no setor de oncologia clínica, onde a assistente social faz a entrega das perucas, ou lenços, para as pacientes que tem desejo. Com isso ajudamos a melhorar a autoestima dela, que se sente mais bonita, mais charmosa”, disse.

Silvia lembrou de uma paciente do hospital com câncer de mama, que afirmou que receber a notícia de que não poderia ter filhos foi menos chocante do que a questão do cabelo que cair.

“Ela usa peruca hoje e está mais satisfeita, mais tranquila, sentindo-se mais bonita”, contou.

A primeira-tenente Raissa Helena Amorim foi uma das doadoras. Ela disse que, mesmo não tendo muito cabelo, se sensibilizou com a campanha e quis ajudar de alguma forma.

“A gente sabe que essa doença causa muito sofrimento para a mulher. Querendo ou não, o cabelo é a alma e quando você perde isso é a autoestima que afeta. Então você poder ajudar na autoestima de outra mulher, que está passando por uma situação bem triste e complicada, é uma sensação muito bacana”, disse.

YouTube video

Os cortes para a campanha Pelotão da Solidariedade estão sendo realizados gratuitamente no Velvet Hair Lounge, na Avenida Senador Filinto Muller, número 1137, Bairro Quilombo.

As donas, Bruna Matos e Poliana Fabri, disseram que sempre apoiam campanhas como essa, visto que o cabelo tem muito a ver com a autoestima da mulher.

“Quando se trata de cabelo, mexe muito com o ego das mulheres. Além de que o câncer também atinge crianças, que estão começando a entender o que é auto estima, bem-estar, e você dá a notícia para essa criança que ela vai perder o cabelo dela? É muito difícil”, disse Bruna.

A partir desta terça-feira (31) o salão estará aberto para qualquer pessoa que queira doar os cabelos. Basta ligar no número 3054 4646 e fazer o agendamento do corte, não esquecendo de dizer na ligação que é para a campanha, visto que assim o trabalho não terá custo.

Além dos materiais que estão sendo arrecadados pela Polícia Militar, o Hospital de Câncer também recebe doações de roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos, que são expostos e vendidos no bazar, na sede da instituição.

Para doar, basta se dirigir à Central de Capitação, que fica dentro do Hcan, ou ligar nos números 3648 7567 e 3648 7540.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes