Negócios

PIB: Mato Grosso foi o segundo estado que mais cresceu em 2023

PIB evoluiu 10,6% e ficou mais de 3 vezes acima da média nacional, segundo o Banco do Brasil

1 minuto de leitura
PIB: Mato Grosso foi o segundo estado que mais cresceu em 2023
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

A economia de Mato Grosso teve o segundo maior crescimento do país em 2023. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 10,6%, conforme o relatório Resenha Regional divulgado pelo Banco do Brasil. 

O crescimento estadual ficou mais de 3 vezes acima do crescimento do Brasil. Na comparação aos outros estados, Mato Grosso só ficou atrás do Tocantins, que cresceu 11,1%.  

Riqueza em produção 

O PIB é a soma dos bens e serviços produzidos por um país, região ou estado. São calculados todos os bens finais produzidos. Por exemplo, da cadeia de trigo, farinha e pão, são considerados a quantidade de pão produzidos. 

A avaliação sempre é feita anualmente. Quanto mais o PIB sobe, mais a economia está aquecida, ou seja, a produção está a todo vapor e a geração de emprego está em alta. Isso reflete nas condições de sobrevivência dos habitantes. 

Conforme o relatório do Banco do Brasil, o bom desempenho de Mato Grosso foi puxado principalmente pela produção agrícola. O PIB agropecuário subiu para 23,4% no ano passado. Foi o terceiro maior crescimento do país, atrás de Mato Grosso do Sul (31,9%) e Tocantins (25,6%).

LEIA TAMBÉM

O crescimento nacional foi de R$ 15,1%  Porém, Mato Grosso é o estado brasileiro que mais produz alimentos. A safra recorde de grãos de 2023 ultrapassou 45,3 milhões de toneladas de soja e 52,3 milhões de toneladas de milho.  

O Estado lidera na criação de gado, tendo mais de 34,1 milhões de cabeças, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes