Principal

PF deflagra operação contra fraudes em passagens aéreas do IFMT

2 minutos de leitura
PF deflagra operação contra fraudes em passagens aéreas do IFMT

Divulgação

Fachada IFMT Cuiabá

IFMT foi uma das vítimas do esquema de fraude na compra de passagens aéreas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) uma operação que desmonta um esquema de superfaturamento no agenciamento de passagens aéreas para órgãos públicos federais. Denominada Operação Mark Up, os trabalhos tiveram início com o escritório regional da Controladoria Regional da União (CGU), em Cuiabá (MT). No Estado, foram encontradas fraudes em passagens compradas pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Sete mandados de busca e apreensão são cumpridos em agências de viagens e nas residências de seus diretores na cidade de Chapecó (SC).

A investigação, realizada pela PF e pela CGU, verificou fraudes em compras dos órgãos federais que podem ter gerado prejuízo de até R$ 8 milhões aos cofres públicos.

A partir da deflagração da operação em Santa Catarina, sede das empresas investigadas, será possível determinar quais outros estados da federação foram atingidos pelo esquema.

A ação se encontra na 7ª Vara Criminal da Justiça Federal, sob responsabilidade do juiz Paulo Sodré. O magistrado determinou, além dos mandados de busca e apreensão, que sejam bloqueados valores em contas bancárias e também imóveis e veículos registrados em nome das empresas investigadas e seus representantes.

Mark Up
O termo é utilizado em economia para indicar o quanto do preço de um produto está acima de seu valor de produção e distribuição, em referência ao superfaturamento nos valores das passagens. Neste caso, foram embutidos valores indevidos, sem que o ente público tenha conhecimento do valor correto praticado pelas companhias aéreas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes