Perícia diz que remendo em ar-condicionado causou incêndio no São Benedito

Laudo divulgado nessa sexta-feira (27) concluiu que condições de aparelho contribuiu para superaquecimento da rede elétrica

A Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu que o incêndio no Hospital São Benedito, em Cuiabá, teve início no ar-condicionado da enfermaria 25, e não se espalhou para outros ambientes. 

Conforme o laudo divulgado nessa sexta-feira (27), os vestígios encontrados apontam superaquecimento do motor da unidade evaporadora do ar-condicionado e/ou curto circuito nas emendas como a causa mais provável. 

“Não havia indícios de curto circuito na placa eletrônica do ar-condicionado. Havia muitas emendas nos fios coletados e a presença de pérolas de fusão. Essas emendas são feitas na instalação do ar-condicionado e podem aumentar a chance de superaquecimento da rede elétrica”, pontua a Politec. 

O incêndio aconteceu no dia 15, e, conforme a Prefeitura de Cuiabá, o fogo foi controlado no princípio. O problema levou à evacuação de todos os pacientes no hospital e a suspensão dos procedimentos agendados. 

O Hospital São Benedito estaria funcionando sem alvará de segurança contra incêndio e pânico, desde a sua inauguração, em abril de 2015.  

O documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros (CBM) que, chegou a notificar a necessidade de readequação da unidade, à época da inauguração, porém, as orientações não teriam sido acatadas.

O que a administração do Hospital fala sobre o assunto

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública, administradora do hospital São Benedito, disse em nota que não recebeu oficialmente o laudo da Politec e aguarda o resultado.

Leia também:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAutora de ‘Como Matar o Seu Marido’ é condenada pelo assassinato do marido
Próximo artigoPT apresenta pré-candidatos