Cidades

Perícia diz que remendo em ar-condicionado causou incêndio no São Benedito

Laudo divulgado nessa sexta-feira (27) concluiu que condições de aparelho contribuiu para superaquecimento da rede elétrica

2 minutos de leitura
Perícia diz que remendo em ar-condicionado causou incêndio no São Benedito

A Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu que o incêndio no Hospital São Benedito, em Cuiabá, teve início no ar-condicionado da enfermaria 25, e não se espalhou para outros ambientes. 

Conforme o laudo divulgado nessa sexta-feira (27), os vestígios encontrados apontam superaquecimento do motor da unidade evaporadora do ar-condicionado e/ou curto circuito nas emendas como a causa mais provável. 

“Não havia indícios de curto circuito na placa eletrônica do ar-condicionado. Havia muitas emendas nos fios coletados e a presença de pérolas de fusão. Essas emendas são feitas na instalação do ar-condicionado e podem aumentar a chance de superaquecimento da rede elétrica”, pontua a Politec. 

O incêndio aconteceu no dia 15, e, conforme a Prefeitura de Cuiabá, o fogo foi controlado no princípio. O problema levou à evacuação de todos os pacientes no hospital e a suspensão dos procedimentos agendados. 

O Hospital São Benedito estaria funcionando sem alvará de segurança contra incêndio e pânico, desde a sua inauguração, em abril de 2015.  

O documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros (CBM) que, chegou a notificar a necessidade de readequação da unidade, à época da inauguração, porém, as orientações não teriam sido acatadas.

O que a administração do Hospital fala sobre o assunto

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública, administradora do hospital São Benedito, disse em nota que não recebeu oficialmente o laudo da Politec e aguarda o resultado.

Leia também:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes