Cidades

Percent: Botelho segue na liderança pela prefeitura de Cuiabá, Abílio em 2º; veja números

Candidatos se movimentam para viabilizar candidaturas em 2024.

3 minutos de leitura
Percent: Botelho segue na liderança pela prefeitura de Cuiabá, Abílio em 2º; veja números

Última pesquisa do ano realizada pela Percent aponta que o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União Brasil), segue na liderança para a prefeitura de Cuiabá em 2024, com 28,3% das intenções de voto.

Os dados foram colhidos entre os dias 19 e 22 de dezembro, com 1.200 pessoas, na zona rural e urbana de Cuiabá. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos.

O representante da direita na capital, deputado federal Abílio Brunini (PL) surge em 2º, com 20,3%; o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) é o 3º com 15,3%; já o deputado federal Fábio Garcia (União Brasil) é 4º com 9,8% das intenções de voto. Marcos Ritela tem 1,3% e aparece em último lugar.

Em outro cenário, com o atual vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) representando a federação Brasil Esperança no lugar do petista Lúdio Cabral, a vantagem de Botelho é ainda maior.

Neste contexto Botelho fica com 30,7% dos votos; seguido de Abílio, com 22%; Fábio Garcia em 3º com 9,8% e Stopa só aparece na 4ª colocação com 4,4% dos votos. Pastor Marcos Ritela é o lanterna, com os mesmos 1,3% do primeiro cenário.

Cenário

Os partidos seguem se movimentando nas tratativas para poderem viabilizar suas candidaturas ao Executivo Municipal em 2024.

Conforme noticiado pelo LIVRE, Lúdio Cabral (PT) avança no diálogo e pretende fazer reuniões já em janeiro para definir se será ele ou o vice-prefeito Stopa (PV) quem vai representar a federação Brasil Esperança na disputa. O petista acredita que, além de prefeito e vice, a esquerda eleja ao menos 6 vereadores na capital.

Eduardo Botelho e Fábio Garcia seguem uma disputa interna no União Brasil pelo direito concorrer o pleito pela sigla. Fábio passou uma “temporada” como secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado e tem, nos bastidores, a preferência do governador Mauro Mendes – que é o atual presidente estadual do partido.

Botelho, por outro lado, lidera as pesquisas e tem conversas avançadas com o PSD do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e deve migrar caso não tenha espaço no União. Ele também tem portas abertas com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que está em final de 2º mandato.

Abílio (PL) tem, em tese, o caminho mais aberto. Ele disputou a prefeitura nas últimas eleições municipais e chegou a vencer no 1º turno, mas sofreu uma virada por pequena margem no 2º turno. Agora deputado federal, ele tem sua atuação pautada principalmente nas ideologias de direita, além de contar com o ex-presidente Jair Bolsonaro como principal cabo eleitoral em 2024.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes