Negócios

Pensando em abrir o próprio negócio? Listamos 5 dicas para ele sair do papel

Pesquisas revelam que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil cresceu 75% em 2020

2 minutos de leitura
Pensando em abrir o próprio negócio? Listamos 5 dicas para ele sair do papel
(Foto: Pixabay)

Segundo o boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, o Brasil obteve mais uma vez recorde no número de empresas abertas entre maio e agosto do último ano, alcançando a marca de 1,4 milhão de novos negócios. O aumento foi de 26,5% em relação ao mesmo período de 2020.

Atualmente, são mais de 18 milhões de empresas ativas. Além disso, dados levantados pela maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo revelam que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil cresceu 75% em 2020.

Os números fazem parte da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Sabendo que toda empresa sempre começa de uma ideia, a Printi, gráfica online especializada em produtos personalizados, separou cinco principais passos para um novo negócio sair do papel.

1. Acredite no negócio

Antes de qualquer outra coisa, é preciso dar credibilidade ao esforço de abrir a própria empresa, projetar positividade e, acima de tudo, entender o próprio tempo.

Um empreendedor de sucesso sabe o que faz e tem a capacidade de convencer seus consumidores. Tudo isso acontece nos bastidores, na base da autoconfiança.

2. Defina os objetivos

O segundo passo é ter objetivos claros. Existem diversos métodos que podem ajudar com isso.

A OKRs (Objectives and Key Results) – traduzido como “Objetivos e Resultados-chave” – é uma ferramenta inovadora utilizada por grandes empresas. Ela simplifica a definição e acompanhamento de objetivos e resultados.

3. Defina o público-alvo

Com os objetivos traçados, é hora de analisar o público-alvo. Esse é o momento em que se deve estudar o mercado de forma minuciosa e, principalmente, o segmento em que a empresa irá atuar.

Durante esse processo, é importante deixar claro o diferencial da empresa e como chamar a atenção em meio a tantos outros negócios.

4. Faça um bom planejamento

O bom planejamento não significa seguir à risca todas as determinações feitas anteriormente. Na verdade, essa é a ideia, mas as adversidades sempre aparecem e é preciso estar pronto para se adaptar.

Planejamento também é sobre lidar com os obstáculos que podem surgir pelo caminho e com as constantes transformações do mercado, além da alta competitividade e valores a serem investidos.

5. Apenas comece!

Comece devagar, entendendo cada um dos passos citados e logo os resultados virão junto com a consolidação da sua marca. Toda grande jornada começa com um primeiro passo.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes