Pensando em abrir o próprio negócio? Listamos 5 dicas para ele sair do papel

Pesquisas revelam que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil cresceu 75% em 2020

(Foto: Pixabay)

Segundo o boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, o Brasil obteve mais uma vez recorde no número de empresas abertas entre maio e agosto do último ano, alcançando a marca de 1,4 milhão de novos negócios. O aumento foi de 26,5% em relação ao mesmo período de 2020.

Atualmente, são mais de 18 milhões de empresas ativas. Além disso, dados levantados pela maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo revelam que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil cresceu 75% em 2020.

Os números fazem parte da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Sabendo que toda empresa sempre começa de uma ideia, a Printi, gráfica online especializada em produtos personalizados, separou cinco principais passos para um novo negócio sair do papel.

1. Acredite no negócio

Antes de qualquer outra coisa, é preciso dar credibilidade ao esforço de abrir a própria empresa, projetar positividade e, acima de tudo, entender o próprio tempo.

Um empreendedor de sucesso sabe o que faz e tem a capacidade de convencer seus consumidores. Tudo isso acontece nos bastidores, na base da autoconfiança.

2. Defina os objetivos

O segundo passo é ter objetivos claros. Existem diversos métodos que podem ajudar com isso.

A OKRs (Objectives and Key Results) – traduzido como “Objetivos e Resultados-chave” – é uma ferramenta inovadora utilizada por grandes empresas. Ela simplifica a definição e acompanhamento de objetivos e resultados.

3. Defina o público-alvo

Com os objetivos traçados, é hora de analisar o público-alvo. Esse é o momento em que se deve estudar o mercado de forma minuciosa e, principalmente, o segmento em que a empresa irá atuar.

Durante esse processo, é importante deixar claro o diferencial da empresa e como chamar a atenção em meio a tantos outros negócios.

4. Faça um bom planejamento

O bom planejamento não significa seguir à risca todas as determinações feitas anteriormente. Na verdade, essa é a ideia, mas as adversidades sempre aparecem e é preciso estar pronto para se adaptar.

Planejamento também é sobre lidar com os obstáculos que podem surgir pelo caminho e com as constantes transformações do mercado, além da alta competitividade e valores a serem investidos.

5. Apenas comece!

Comece devagar, entendendo cada um dos passos citados e logo os resultados virão junto com a consolidação da sua marca. Toda grande jornada começa com um primeiro passo.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorIsrael quer vacinar bebês de seis meses contra a covid-19
Próximo artigoPropagação da covid faz governo de MT suspender licitação do BRT; entenda