Segundo o boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, o Brasil obteve mais uma vez recorde no número de empresas abertas entre maio e agosto do último ano, alcançando a marca de 1,4 milhão de novos negócios. O aumento foi de 26,5% em relação ao mesmo período de 2020.
Atualmente, são mais de 18 milhões de empresas ativas. Além disso, dados levantados pela maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo revelam que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil cresceu 75% em 2020.
Os números fazem parte da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).
Sabendo que toda empresa sempre começa de uma ideia, a Printi, gráfica online especializada em produtos personalizados, separou cinco principais passos para um novo negócio sair do papel.
1. Acredite no negócio
Antes de qualquer outra coisa, é preciso dar credibilidade ao esforço de abrir a própria empresa, projetar positividade e, acima de tudo, entender o próprio tempo.
Um empreendedor de sucesso sabe o que faz e tem a capacidade de convencer seus consumidores. Tudo isso acontece nos bastidores, na base da autoconfiança.
2. Defina os objetivos
O segundo passo é ter objetivos claros. Existem diversos métodos que podem ajudar com isso.
A OKRs (Objectives and Key Results) – traduzido como “Objetivos e Resultados-chave” – é uma ferramenta inovadora utilizada por grandes empresas. Ela simplifica a definição e acompanhamento de objetivos e resultados.
3. Defina o público-alvo
Com os objetivos traçados, é hora de analisar o público-alvo. Esse é o momento em que se deve estudar o mercado de forma minuciosa e, principalmente, o segmento em que a empresa irá atuar.
Durante esse processo, é importante deixar claro o diferencial da empresa e como chamar a atenção em meio a tantos outros negócios.
4. Faça um bom planejamento
O bom planejamento não significa seguir à risca todas as determinações feitas anteriormente. Na verdade, essa é a ideia, mas as adversidades sempre aparecem e é preciso estar pronto para se adaptar.
Planejamento também é sobre lidar com os obstáculos que podem surgir pelo caminho e com as constantes transformações do mercado, além da alta competitividade e valores a serem investidos.
5. Apenas comece!
Comece devagar, entendendo cada um dos passos citados e logo os resultados virão junto com a consolidação da sua marca. Toda grande jornada começa com um primeiro passo.
(Da Assessoria)