Empreendedorismo

5 perguntas para Pedro Superti, autoridade nacional em marketing de diferenciação

Pedro Superti é especialista em ajudar organizações a ganharem notoriedade e pessoas a se transformarem em líderes de seu segmento

4 minutos de leitura
5 perguntas para Pedro Superti, autoridade nacional em marketing de diferenciação
(Foto: Isabella Suzuki / O Livre)

Após promover o Know How Experience Cuiabá em 2022, trazendo nomes importantes do mercado nacional, o clube de empreendedorismo Know How cumpriu a promessa deixada pelo evento para seus inscritos e trouxe, ontem (23), uma palestra da autoridade nacional em marketing de diferenciação, Pedro Superti.

“O Pedro Superti era um dos principais nomes do nosso evento em 2022, mas, infelizmente, sofreu problemas de saúde que impediram sua vinda na época. Então sabíamos que tínhamos o compromisso de devolver essa oportunidade para os empreendedores de Cuiabá”, disse Sarah Barros, uma das organizadoras do evento e sócia da Know How.

Pedro Superti é atualmente a autoridade em Marketing de Diferenciação mais requisitada no país. É especialista em ajudar organizações a ganharem notoriedade e pessoas a se transformarem em celebridades e líderes de seu segmento, usando técnicas de diferenciação, branding e posicionamento.

Empresários e líderes de todos os níveis recebem suas orientações de como se posicionar no mercado do lucro, e para saírem da guerra de preços, atraindo clientes de maior qualidade e diferenciando seu posicionamento para se tornarem a única opção desejada em seus mercados.

O LIVRE esteve presente na palestra de Pedro em Cuiabá ontem e fez 5 perguntas para o expert. Confira!

LIVRE: Qual o maior Fator X que uma empresa precisa ter?

Pedro: Autenticidade. Durante muito tempo o foco das empresas era tentar ser diferente da concorrência e, nos últimos anos, depois de ter ajudado mais de 30 mil marcas diferentes, eu entendi que o foco não é ser diferente: o foco é ser autêntico e, por consequência, você se torna diferente. E ser autêntico é um equilíbrio entre o que a gente carrega por dentro, o que a nossa marca acredita e o que o mercado lá fora dá conta de entender. Tem que achar esse ponto ótimo de equilíbrio. Quando acha isso, é lindo. Então o foco não é ser diferente e, sim, ser autêntico.

LIVRE: O que é necessário para transformar a vivência negativa em aprendizado?

Pedro: Entender que não existe fracasso, existe aprendizado. O único fracasso é quando eu passo por uma experiência sem aprender nada. No momento em que eu olho para aquilo e entendo qual é a lição mais profunda que aquilo está trazendo pra mim, gosto de dizer que a gente passa de série. Quando eu passo de série no meu negócio, ou na minha vida, eu não volto mais para aquela série, aquela lição já está aprendida, eu não passo mais por aquele problema. A maioria das pessoas está enxugando gelo, está pedalando há muitos anos e não consegue sair do lugar. Isso acontece porque a pessoa não entendeu a lição que aquela situação veio trazer. No momento em que você entende isso, você decola para a próxima série.

LIVRE: Que livro um empreendedor não pode deixar de ler?

Pedro: Tem um livro muito poderoso chamado “Mais Platão, Menos Prozac”. É um livro que mostra como a filosofia responde perguntas que a gente tem nos dias de hoje, que as pessoas acabam tentando responder com medicamento, mas na verdade a gente responde com a expansão da consciência. É um livro muito prático, muito moderno e muito legal.

LIVRE: E qual filme seria importante um empreendedor assitir?

Pedro: “Radioatividade”, que conta a história da Marie Curie, a mulher que descobriu a radioatividade. O filme conta que ela foi muito “ovelha negra”, muito precursora, para conseguir levar seu conhecimento para o mundo, apesar das barreiras por ser mulher. Ela foi a única cientista a ganhar dois prêmios Nobel em categorias diferentes, e não pôde receber porque era mulher, já que só homens podiam receber na época. Então, ela foi um quebradora de cultura e de uma reflexão muito profunda, de coisas que a gente ainda vive, que não faz mais sentido e que a gente precisa atualizar. Vale a pena assistir.

LIVRE: Que dica você daria para quem quer começar a empreender?

Pedro: O mundo não precisa de outra cópia, ele precisa que você seja você, então tente pegar o que você tem de mais profundo, o que você tem de mais maluco e coloca para fora. Porque a sua loucura só é loucura para quem não é da sua tribo. Porque para quem é da sua tribo, sua loucura se torna um diferencial e a vida fica muito mais divertida. O mundo precisa que você seja você.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
4
Inspirado

Principais Manchetes