Política

Partidos à direita saem na frente na pré-campanha para prefeito de Cuiabá

Cinco dos oito pré-candidatos em ação estão do lado mais liberal do espectro político em Mato Grosso

4 minutos de leitura
Partidos à direita saem na frente na pré-campanha para prefeito de Cuiabá
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Ao menos 8 políticos estão em trabalho para emplacar seus nomes a candidato a prefeito de Cuiabá no ano que vem. As convenções partidárias para a escolha de concorrentes vão acontecer daqui um ano.

O que os pré-candidatos buscam é consolidar seus nomes, para chegar nas convenções com peso de decisão.

O momento atual é de disputa entre os pré-candidatos dentro de seus partidos. E os partidos com coloração ideológica mais à direita saíram na frente. Cinco dos oito pré-candidatos estão na ala liberal.

União Brasil

O União Brasil do governador Mauro Mendes deve ter candidato próprio e já tem cara de grupo a ser superado pelos concorrentes. Os nomes mais fortes na pré-campanha são o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho, e o deputado federal Fábio Garcia.

Eles têm demonstrado disposição mais ferrenha para concretizar suas candidaturas. Os concorrentes já trocam críticas mais agudas, com referência a apadrinhamento político, dinheiro disponível para agendas de campanha, e a desgastada versão de estar mais próximo ou não do povo.

O atrito entre Botelho e Garcia começou a aparecer no começo do ano e deve continuar até que a convenção partidária esteja encerrada. A luta deve ser longa, mas quanto mais rounds iniciados, mais espaço terão na mídia e, por tabela, mais audiência.

PL

Outra briga interna ocorre no Partido Liberal (PL), cujo peso maior está na figura do ex-presidente Jair Bolsonaro e na direção nacional. Aliás, é justamente esse fator que tem pesado a favor do deputado federal Abílio Brunini.

Ele disputa a vaga de candidato a prefeito pelo PL contra o vereador por Cuiabá Chico 2000. O vereador se lançou como pré-candidato em abril, mas o ânimo foi logo minado. Dias mais tarde, o presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, disse preferir a Abílio que a Chico como candidato na Capital em 2024.

Abílio diz que já conversou com o vereador sobre o assunto, mas admite que não existe consenso. Nesta semana, Chico 2000 disse que sentiu a declaração de Valdemar da Costa, mas não desistirá da luta por sua candidatura.

Dos partidos em destaque no momento, o PL é o mais à direita de todos. Mas, tem menor peso eleitoral na comparação com o União Brasil. Abílio tem tentado se aproximar do governo, mas desconversa sobre alguma intenção de negociar acordo.

Nome isolado

O ex-deputado estadual Ulysses Moraes é outro nome na direita que tenta abrir caminhos para uma candidatura a prefeito de Cuiabá. Filiado ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), ele não conseguiu se eleger a deputado federal no ano passado, e hoje é um pré-candidato de 2024 quase isolado.

Situação à esquerda

Do outro lado do campo político, os potenciais candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) querem limpar o caminho da federação com PV e PCdoB, formalizada para a campanha de 2022.

O acordo tem validade mínima de 4 anos, mas o empecilho maior do partido está na proximidade com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Mesmo sem qualquer vínculo legal, Emanuel praticamente conduziu a escolha do candidato ao governo da federação. A primeira-dama Márcia Pinheiro (PV) foi a escolhida.

A situação que era incômoda na eleição passada ficou insustentável neste ano, com aumento da tensão entre a vereadora Edna Sampaio (PT) e a base de apoio à gestão de Emanuel Pinheiro na Câmara de Cuiabá.

Edna Sampaio, o deputado estadual Lúdio Cabral e a ex-deputada federal Rosa Neide são cotados até o momento para concorrer à prefeitura, do lado do PT. Para isso, além do acordo entre si, terão que negociar com o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, presidente do PV e membro da federação.

Stopa não escondeu no ano passado que abriria a mão de concorrer ao governo para preservar a sua candidatura a prefeito. Desde então, ele tem divido a atenção com o prefeito Emanuel Pinheiro, porém com mais desgaste do que renovação da imagem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes